BIOCOMÉRCIO

voltar

O que é

O termo Biocomércio abrange as atividades de produção/coleta, transformação e comercialização de bens e serviços derivados da biodiversidade nativa (espécie, recursos genéticos e ecossistemas) que são desenvolvidas de forma sustentável, de acordo com critérios ambientais, sociais e econômicos.

A relevância da comercialização justifica-se pelo fato de que tanto a demanda de ingredientes naturais por empresas transformadoras quanto a demanda de produtos naturais finalizados pelos consumidores finais está aumentando continuamente. No entanto, muitos fornecedores de recursos biológicos são agricultores familiares ou produtores comunitários que encontram grandes dificuldades em acessar os mercados ou em atingir os requerimentos de qualidade e volume exigidos.

A abordagem da cadeia de valor prevê o desenvolvimento de atividades e intervenções tanto no nível macro da cadeia (legislação, pesquisa, políticas públicas etc.) quanto no nível micro (assistência técnica e capacitação relacionada a planos de negócio, planos de manejo etc. para comunidades/empresas individuais).

Diante deste enfoque, a Unctad e o Funbio concordaram em formular e implementar um projeto de uma cadeia de valor, tomando como base projetos que já fazem parte do portfolio do Funbio.

 

Situação

Concluído

'