FUNDO SURUI

voltar

O que é

O projeto tem como objetivo financiar a implementação do plano de gestão do território Suruí em Rondônia e Mato Grosso. Tem um horizonte de 50 anos e inclui atividades de proteção, fiscalização, produção sustentável, melhoria da capacidade local, conservação ambiental e fortalecimento cultural.

Foi idealizado pela Associação Indígena Metareilá, com apoio do Funbio, e teve como parceiros a equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e a Forest Trends. Para financiar o plano, foi desenvolvido um projeto de REDD+ e um fundo para receber os recursos financeiros obtidos pela venda dos créditos de carbono. O Funbio desenhou e fez, até 2016, a gestão financeira do fundo, que financia projetos propostos pelas associações do povo Surui.

No final de 2016, o Funbio repassou à Associação Indígena Metareilá o total dos recursos, assim como sua gestão financeira. Um passo previsto já na concepção do fundo: terminada a fase de cooperação técnica, em que uma instituição não indígena exerceria tal função, os recursos e a gestão financeira deveriam ser transferidos a uma associação indígena Surui. A transferência foi feita por meio de contrato firmado entre o Funbio e a Metareilá.

Situação

Concluído

Ano início

0101

Bioma

Amazônia

'