PESQUISA MARINHA E PESQUEIRA

voltar

O que é

Foto: Áthila Bertoncini/Projeto Ecorais/BrBio

 

A atividade de pesca extrativista representa, em diferentes níveis, fonte de subsistência e emprego na indústria pesqueira, dentre diversas outras possibilidades de exploração dos recursos, que reforçam a necessidade da implementação de práticas sustentáveis.

O Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro se consolida como um importante aliado na busca por novas informações relacionadas à pesca e ao ambiente marinho no estado. Compreende 29 iniciativas – 13 em andamento e 16 concluídas – que estudam variados temas: pesquisa sobre ecologia de espécies ameaçadas ou de importância pesqueira, ecossistemas de corais e de costões rochosos, espécies marinhas invasoras, impactos sociais da exploração petrolífera sobre comunidades tradicionais, participação feminina na pesca artesanal, monitoramento de desembarque pesqueiro no Rio de Janeiro e importância nutricional dos principais alvos da pesca.

Para a sardinha-verdadeira, são apoiados projetos específicos para a implementação do Plano de Gestão da espécie, favorecendo estratégias de manejo para sua pesca sustentável.

A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.

ODS

Situação

Em Andamento

Ano início

2015

Bioma

Marinho Costeiro

Ver mapa de atuação
367

BOLSISTAS APOIADOS

29

PROJETOS APOIADOS

20

INSTITUIÇÕES APOIADAS

6

CHAMADAS DE PROJETO

'

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Locais onde acontece o Pesquisa Marinha e Pesqueira

Expandir o mapa