Funbio

Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro

Sem títuloO que é

Iniciado em 2015 e com término previsto para 2019, o Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro tem como fonte de recurso o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a empresa Chevron Brasil e o Ministério Público Federal, com a interveniência da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Instituto do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que destinou R$ 30,5 milhões para a iniciativa.

A iniciativa visa promover a pesquisa científica com intuito de subsidiar o manejo sustentável dos recursos pesqueiros no Estado do Rio de Janeiro e prover elementos para a efetiva implementação do Plano de Gestão da Sardinha-verdadeira. Esse amplo espectro forma o conjunto de conhecimentos necessários para um entendimento sistêmico da temática em questão, desde as espécies exploradas comercialmente até a mesa do consumidor final, passando pelas questões que envolvem a atividade pesqueira, tanto na sua face industrial quanto na artesanal, o que inclui seus conflitos com outras atividades econômicas e os conflitos internos.

Resultados

Foram lançadas duas Chamadas que selecionaram sete projetos.

Link da Chamada 02/2016 – encerrada

Link da Chamada 03/2016 – encerrada

Leia o nosso Relatório Anual e saiba mais sobre as atividades do projeto Apoio a Pesquisa Marinha e Pesqueira no Rio de Janeiro.

Projetos Selecionados

A Chamada 02/2016 selecionou cinco projetos que visam à geração de conhecimento científico sobre a biologia, ecologia, conservação e dinâmica populacional nos ambientes costeiro e marinho, o status dos estoques pesqueiros, o desembarque pesqueiro, aspectos nutricionais de espécies alvo e socioeconomia da pesca, de modo a subsidiar o uso sustentável dos recursos pesqueiros no estado do Rio de Janeiro.

Projetos selecionados:

  1. MULTIPESCA: Ciência para a sustentabilidade da pesca, pescado e pescadores do Rio de Janeiro (Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento – FECD)
  2. Caracterização de espécies subexplotadas na pesca marinha: uma abordagem interdisciplinar em Eco-Nutrição (Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento – FECD)
  3. Projeto Bonito: ecologia e socioeconomia da pesca de Katsuwonus pelamis na costa do Rio de Janeiro visando a avaliação de estoque, o manejo sustentável e sua utilização na alimentação escolar (Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande – FAURG)
  4. Saúde e Conservação dos Habitats Coralíneos da Armação dos Búzios (Instituto Brasileiro de Biodiversidade)
  5. Estudo da bioecologia e do bycath de cavalos-marinhos (Syngnathidade: Hippocampus) com vistas ao manejo sustentável no estado do Rio de Janeiro (Laboratório de Aquicultura Marinha – LABAQUAC)

A Chamada 03/2016 selecionou dois projetos que visam o apoio à geração de conhecimento técnico e científico que contribua para a implementação do Plano de Gestão da Sardinha-verdadeira tendo como enfoque a região costeiro-marinha fluminense.

Projetos selecionados:

  1. Projeto Sardinha: Apoio técnico-científico ao plano de gestão para o uso sustentável da sardinha-verdadeira no sudeste do Brasil (Fundação Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI)
  2. MULTISAR – Uma abordagem multidisciplinar sobre a sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) (Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande – FAURG)

A Chamada 05/2016 selecionou oito projetos que visam à geração de conhecimento científico sobre a biologia, ecologia, conservação e dinâmica populacional nos ambientes costeiro e marinho, o status dos estoques pesqueiros, o desembarque pesqueiro, aspectos nutricionais de espécies alvo e socioeconomia da pesca, de modo a subsidiar o uso sustentável dos recursos pesqueiros em todo o estado do Rio de Janeiro.

Projetos selecionados:

1. Projeto Costão Rochoso – Subsídios para o Plano de Manejo da RESEX Mar de Arraial do Cabo

Instituição Responsável: Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento

2. Projeto Costões Rochosos: Ecologia, impactos e conservação nas regiões dos lagos e norte fluminense

Instituição Responsável: Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos

3. Mulheres na pesca: mapa de conflitos socioambientais em municípios do norte fluminense e das baixadas litorâneas

Instituição Responsável: Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ

4. Bioacumulação e exposição a hidrocarbonetos petrogênicos e contaminantes orgânicos em pescado: estudo de caso da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) no estado Rio de Janeiro – Projeto PetroSardinha

Instituição Responsável: Faculdades Católicas (PUC-Rio)

5. Análise química de otólitos como ferramenta para a identificação de estoques pesqueiros, migração e conectividade entre habitats na cosa do Rio de Janeiro

Instituição Responsável: Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ

6. O controle do coral-sol e a conservação marinha

Instituição Responsável: Instituto Brasileiro de Biodiversidade

7. Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Norte Fluminense – PMAP Norte Fluminense

Instituição Responsável: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio

8. Avaliação de Impacto Social: Uma leitura crítica sobre os impactos de empreendimentos marítimos de exploração e produção e gás sobra as comunidades artesanais situadas nos municípios costeiros do Rio de Janeiro

Instituição Responsável: Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande

 

Relatórios

1ª Relatoria Financeira do Projeto (01-11-15 a 31-01-16)

2ª Relatoria Financeira do Projeto (01/02/2016 a 30/04/2016)

3º Relatoria Financeira do Projeto (01-05-2016 a 31-07-2016)

4ª Relatoria Financeira do Projeto (01/08/2016 a 31/10/2016)

5ª Relatoria Financeira do Projeto (01/11/2016 a 31/01/2017)

6ª Relatoria Financeira do Projeto (01/02/2017 a 30/04/2017)

 

1ª Relatoria Técnica do Projeto (29/10/2015 a 30/04/2016)

2ª Relatoria Técnica do Projeto (01/05/2016 a 31/10/2016)

 

Documentos

Manual Operacional (MOP)