Funbio

Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II

Contexto

A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) está estruturada sobre três bases principais – a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos. O Brasil realizou diversas ações estruturantes visando a implementação de compromissos assumidos junto a CDB, dentre elas o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira -Probio. O Probio teve como objetivo a geração e divulgação de informações e conhecimentos sobre biodiversidade, o que resultou na atualização das áreas prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira.

O Fundo Mundial para o Meio Ambiente (Global Environment Facility –  GEF), principal mecanismo de financiamento para ações da CDB em âmbito global, reconheceu a necessidade de uma abordagem junto  aos setores produtivos que impactam a biodiversidade. Dessa forma,  a transversalização da biodiversidade  em paisagens  e setores produtivos foi definida como um de seus objetivos estratégicos. É nesse cenário que se insere o Probio II.

O que é

O Probio II teve seu início em 2008, e tem como objetivo mobilizar setores produtivos a adotarem em seus negócios princípios e práticas de conservação e uso sustentável da biodiversidade. O projeto reúne ações em quase cinco milhões de hectares. São apoiados sete subprojetos distribuídos pelos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Pampa.

Desde o seu início o Probio II estabeleceu parcerias com o setor privado para incorporar práticas e estratégias favoráveis à biodiversidade em seis territórios: no sul da Bahia, em Juruti (PA), Mato Grosso do Sul, Pampa gaúcho, Vale do Ribeira (SP) e na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA). O projeto tem recursos do Global Environment Facility (GEF), por intermédio do Banco Mundial, que dedicou um total de US$ 5,5 milhões para os parceiros da iniciativa.

Resultados

Foram iniciadas e desenvolvidas ações em cinco subprojetos nos biomas Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado, totalizando R$ 2,1milhões desembolsados.
Leia o nosso Relatório Anual 2016 e saiba mais sobre as atividades do Funbio no Probio II.