Funbio

TFCA: 425 inscrições no CAR

Balcões de atendimento para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram montados com apoio do Tropical Forest Conservation Act (TFCA) nos municípios goianos de Alto Paraíso, Colinas do Sul, Cavalcante e Teresina de Goiás, localizados nos 870 mil hectares da APA Pouso Alto. Com um mês de duração, a campanha realizou mais de 700 atendimentos, que resultaram em cerca de 425 cadastros de proprietários.

Para promover a ação, foram produzidos vídeos, spots de rádio, que foram veiculados em duas estações locais, e peças gráficas. Além disso, foram criados um grupo no whatsapp, perfil no Facebook e contratado carro de som, para tirar dúvidas de proprietários rurais.

O TFCA é um acordo bilateral regido pela lei Tropical Forest Conservation Act de 1998, que visa à troca de dívidas contraídas por países junto aos Estados Unidos por investimentos na conservação e no uso sustentável das florestas. No Brasil, o acordo foi firmado em 2010, com duração prevista de 5 anos, com um total doado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês) de US$ 20,8 milhões, que foram destinados, até o momento, a 89 projetos nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

O Funbio é a secretaria executiva do Comitê da Conta TFCA no Brasil, presidido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Clique aqui e assista a um dos vídeos da ação na APA Pouso Alto.