FUNDO CIDADES SUSTENTÁVEIS – FCS

voltar

O que é

As cidades têm um papel fundamental na mitigação de gases de efeito estufa (GEE) e na adaptação às alterações climáticas e seus impactos. No entanto, a sustentabilidade social e ambiental continua sendo um grande desafio. Os investimentos públicos e privados nas áreas urbanas foram feitos sem necessariamente incorporar importantes temas sociais, climáticas e ambientais.

O desenvolvimento de um mecanismo financeiro é um ponto chave para viabilizar uma potencial mudança nesses investimentos, pois facilitará o acesso a recursos existentes e mobilizará novas fontes para apoiar uma urbanização sustentável a médio e longo prazo.

Desenvolvido pelo Funbio e financiado pelo Instituto Clima e Sociedade, o projeto Fundo Cidades Sustentáveis começou em 2013 com o objetivo de avaliar a viabilidade, desenhar e implementar um mecanismo privado para o financiamento da agenda urbana sustentável no Brasil.

Em fevereiro de 2015 foi concluída a primeira fase, que identificou um espaço para atuação desse mecanismo e reconheceu alguns temas de maior prioridade, como biodiversidade urbana, energia, transporte, negócios sociais, entre outros, nos quais o volume de recursos é significativo e podem ser mobilizados para melhoria da qualidade de vida das cidades. As prioridades foram reconhecidas após uma entrevista feita com 30 pessoas influentes no assunto, entre eles, profissionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Vale e da ONG Rio como Vamos (RCV).

Em parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP) o Funbio identificou uma oportunidade para trabalhar um piloto do projeto, que irá desenvolver o empreendedorismo local nas favelas cariocas.

 

Situação

Concluído

Ano início

0901

'