GEF MAR

voltar

O que é

Foto: Foz do Rio Manguaba, Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, Iran Normande

 

O projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar) é financiado com recursos do GEF por meio do Banco Mundial e tem entre os principais objetivos aumentar para 5% o sistema representativo e efetivo de áreas marinhas e costeiras protegidas (AMCPs), metade da meta brasileira em compromissos internacionais (Acordo de Paris e Meta de Aichi), que é de 10% até 2027.

Até o momento, o GEF Mar apoia 17 unidades de conservação (UCs), (cerca de 1,7 milhão de hectares) e sete centros de pesquisa. O Funbio é o gestor financeiro da iniciativa

Os mares e a costa do Brasil são o lar de 1,6 mil espécies de peixes, 100 espécies de aves marinhas, 2,3 mil de invertebrados e outras 54 espécies de mamíferos, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A zona costeira e marinha do Brasil abrange 17 estados e é o lar de cerca de 50 milhões de pessoas.

A parcela marítima se estende por uma área de aproximadamente 3,5 milhões de km², das quais apenas 1,57% está protegida, o que torna o Brasil a nação com o menor percentual de área marinha protegida do mundo. Além disso, o bioma sofre alto impacto ambiental, ocasionado pela grande concentração populacional, pela intensa atividade de comércio e transportes e pela exploração de recursos naturais.

 

situação

Em Andamento

Ano início

2014

biomas

Marinho Costeiro

Ver mapa de atuação.
17

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APOIADAS

9

ESTADOS ALCANÇADOS

7

CENTROS DE PESQUISA APOIADOS

Parceiros

Nome da empresa

mapa de atuação

Unidades de conservação apoiadas pelo Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas

expandir o mapa