Amigos do PESC

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Associação Movimento Mecenas da Vida – Movimento Mecenas da Vida

Executado no litoral sul da Bahia, na chamada Costa do Cacau. O Parque Estadual Serra do Conduru (PESC) foi criado em 1997 como medida compensatória à construção da Rodovia BA 001, trecho Ilhéus – Itacaré. Passados quase 15 anos de sua criação, o PESC apresenta vários desafios a serem equacionados e o projeto trabalhou para: 1) Incentivar a gestão participativa, através do fortalecimento do Conselho Gestor do Parque e do maior envolvimento das comunidades do entorno; 2) Promover a educação ambiental no entorno da Unidade de conservação; 3) Proporcionar visibilidade ao PESC através da criação e manutenção do website do parque, da produção de um vídeo institucional sobre o PESC, da realização de um evento anual para divulgar o Parque do Conduru junto aos moradores da região e da estruturação de Centro de informações do PESC voltado à comunidade local e turistas que visitam à região; 4) Envolver os proprietários rurais do entorno na conservação do PESC; e 5) Fomentar o uso público no PESC.

O projeto conseguiu formar Conselho Gestor muito mais atuante nas discussões e proposições de ações e projetos para fortalecer a gestão do PESC; elaborou três projetos pelo Conselho Gestor, para fortalecimento da gestão do paqrue, que estão sendo analisados e poderão ser apoiados pela Câmara Técnica de de Compensação Ambiental do Estado da Bahia; Firmou parceria com o Instituto Arapyau; realizou a primeira Semana do PESC em outubro de 2012, que deu origem ao Festival Conduru, um amplo evento a ser realizado em outubro de 2013 que inclui as temáticas de conservação ambiental, desenvolvimento econômico, educação, arte e cultura, tendo o PESC como fio condutor do evento; estruturou um Centro de Visitantes em Serra Grande que além de prestar informações à comunidade local e turistas também desenvolve atividades diversas com as escolas locais; produziu um vídeo sobre a criação e os desafios do Parque Estadual da PESC que está sendo utilizado em diferentes espaços coletivos para tornar o parque mais conhecido pelos moradores locais; e criou o website www.parquedoconduru.org que traz um conjunto amplo de informações sobre a unidade.

"“Conseguimos tornar o Parque (no litoral da Bahia) muito mais conhecido, atraindo mais visitantes, principalmente das universidades próximas, que estão fazendo mais pesquisas de campo. Além disso, foi importante fortalecer, nos moradores do entorno, um olhar especial para o Parque. De que sua gestão passa também pela sociedade, e não só pelo Estado”. Salvador Ribeiro (Associação Movimento Mecenas da Vida) "

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Mata Atlântica

'