Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Babaçu em Tocantins

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsáveis: Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins – APA-TO

O projeto foi executado em dez comunidades distribuídas nos municípios de São Miguel, Sítio Novo, Itaguatins e Praia Norte, localizados no estado do Tocantins, mais conhecida como Bico do Papagaio. O babaçu é considerado o principal produto do extrativismo local, ocupando um importante papel na economia da agricultura familiar, sendo um recurso natural chave no processo de ocupação social e desenvolvimento econômico regional.

Este projeto teve como objetivo promover o fortalecimento da cadeia produtiva do babaçu por meio da adoção de práticas que contribuíram para a agregação de valor e para o acesso ao mercado dos produtos e subprodutos do babaçu de forma que alie geração de renda, respeito e valorização dos conhecimento tradicionais das quebradeiras de coco, manejo sustentável e preservação dos babaçuais.

A iniciativa apoiou na realização de nove núcleos produtivos das quebradeiras de coco com construção de estratégias comuns de acesso ao mercado para o azeite artesanal, gerou mais conhecimento para as quebradeiras de coco, sobre os custos de produção e viabilidade econômica dos produtos do babaçu e sobre o mercado. Apoiou na adoção de boas práticas para produção de azeite, confeccionou rótulos do azeite artesanal e mesocarpo construído coletivamente. Fez o levantamento do mercado em dez municípios e apoiou na comercialização dos produtos de quatro núcleos produtivos em mercados formais.

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Cerrado

'