Manejo Integrado de Fogo na Chapada

voltar

O que é

Foto: Chapada dos Veadeiros, por Julio Itacaramby

 

A iniciativa “Manejo Integrado de Fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – GO” pretende, por meio da compra de equipamentos e de mobilização comunitária, implementar o “Plano de Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo” do parque, e assim diminuir a ocorrência de grandes incêndios e proteger a biodiversidade da UC.

Em 2018, a iniciativa recebe o apoio do Tropical Forest Conservation Act (TFCA), uma lei americana que viabiliza a troca de parte da dívida de um país com os EUA, pela conservação de florestas tropicais. No Brasil, o TFCA destinou USD 20,8 milhões a 97 iniciativas de conservação em três biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. O Funbio é a secretaria executiva da conta.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é imenso. Com área total de 2400 km², duas vezes a cidade do Rio de Janeiro, a unidade de conservação (UC) abriga centenas de cachoeiras, quilômetros de trilhas e caminhadas que representam uma amostra significativa do Cerrado, bioma único do Brasil, e a savana mais biodiversa do mundo. Em outubro de 2017 o parque enfrentou o maior incêndio de sua história: o fogo destruiu 28% da área, deixou a Chapada ferida, que aos poucos se recupera.

Situação

Em Andamento

Ano início

0301

Bioma

Cerrado

'