Rede de Sementes do Xingu

voltar

Sobre o subprojeto

Instituição Responsável: Instituto Socioambiental – ISA

O projeto foi realizado nos municípios das nascentes do rio Xingu no estado do Mato Grosso: Canarana, Água Boa, Nova Xavantina, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, e Santa Cruz do Xingu. Teve como objetivo, realizar ações de uso sustentável da biodiversidade florestal para contribuir com a valorização da sociobiodiversidade do Cerrado, considerando a relação do planejamento da paisagem e as interações de apropriação econômica, sobretudo com o desenvolvimento de uma economia de base florestal. Para isso, propõe um aprofundamento e potencialização de iniciativas promissoras e pioneiras no Cerrado brasileiro.

A Rede de Sementes do Xingu conseguiu comercializar 42 toneladas de sementes gerando aos coletores R$ 646 mil. Fez a inscrição dos coletores como microempreendedores individuais. Elaboraram o contrato do consórcio dos microempreendedores e o estatuto da associação Rede de Sementes do Xingu. Apresentaram a experiência da rede no VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais dentro do XVII Congresso Brasileiro de Sementes. Fizeram o novo site da rede (sementesdoxingu.org.br/site/). Monitoraram um total de 19 áreas de coleta.

"“O trabalho da rede funcionou como um importante complemento de renda para as famílias e valorizou o conhecimento dos povos da floresta”. Rodrigo Junqueira (Rede de Sementes do Xingu) "

Situação

Concluído

Ano início

1001

Bioma

Cerrado

'