Pular para o conteúdo principal

EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PAPEL DA INVASÃO BIOLÓGICA EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Voltar

EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PAPEL DA INVASÃO BIOLÓGICA EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Pesquisa Realizada por: Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues

Ano: 2020

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

As mudanças climáticas e a invasão biológica são as duas principais ameaças à biodiversidade e ao funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais. Ambas coocorrem no espaço e tempo e podem agir sinergicamente no futuro.

Estudos que exploram o impacto das mudanças climáticas sobre a invasão biológica em ecossistemas aquáticos continentais são praticamente inexistentes, principalmente considerando diferentes componentes climáticos. É raro na literatura a realização de experimentos que identifiquem os mecanismos pelos quais ocorre a interação entre estas ameaças.

Além disso, existe um hiato entre os estudos de campo, pouco realistas sobre os impactos das invasões biológicas, e modelagens computacionais, que estabelecem às predições para acessar os impactos das mudanças climáticas. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é avaliar, através de uma abordagem experimental inédita, a interação entre as mudanças climáticas e a invasão biológica e suas consequências para a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais. Para tal, será realizado um experimento em campo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O delineamento experimental contará com dois tratamentos de mudanças climáticas que serão definidos de acordo com os parâmetros climáticos previstos pelos RCP 4.5 e 8.5, bem como um cenário controle estabelecido a partir do comportamento médio de temperatura e precipitação para a Mata Atlântica, que será utilizada como recorte territorial para a descrição do comportamento climático neste estudo.

Para cada um dos cenários de mudança climática serão manipulados três tratamentos correspondentes de invasão biológica, em um desenho full-factorial: (1) Um tratamento com a presença da comunidade nativa e da espécie invasora; (2) Um tratamento composto apenas pela comunidade de macrófitas aquática nativa; (3) Um tratamento apenas com a presença da espécie invasora.

Este projeto responde a uma das questões mais urgentes dos dias atuais, a perda de biodiversidade no contexto de mudanças climáticas, focando na interação desta ameaça com a invasão biológica. A partir da abordagem experimental de longa duração prevista neste projeto integraremos o conhecimento sobre as duas principais ameaças à biodiversidade em ecossistemas aquáticos continentais, utilizando conjuntamente diferentes componentes climáticos. A abordagem proposta neste projeto é inédita e traz protagonismo ao Brasil na discussão deste tema na ciência global.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou licenciada em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente curso o doutorado no Programa de Pós-graduação em Ecologia - UFRJ. Estou interessada nos impactos relativos e interativos das principais ameaças à biodiversidade, principalmente invasão biológica e mudanças climáticas. Durante o mestrado avalei o papel da diversidade de plantas nativas em conferir resistência à invasão nos ecossistemas aquáticos continentais. Fui aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Limnologia - UFRJ e durante esse período busquei entender os fatores que determinam a estruturação das assembleias de macrófitas aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Rio de Janeiro - Brasil). Possuo experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de ambientes aquáticos continentais.

Fotos