Pular para o conteúdo principal

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE LAGOAS MARGINAIS NO TRECHO FINAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Voltar

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE LAGOAS MARGINAIS NO TRECHO FINAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Pesquisa Realizada por: Pedro Gargur dos Santos Coroa

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

 Pouco se conhece sobre as características físicas e biológicas de lagoas marginais no final do trecho médio do rio São Francisco. O objetivo do projeto é avaliar a efetividade das lagoas marginais a partir da caracterização das lagoas e do sucesso reprodutivo de peixes.

Para isso, lagoas serão identificadas nas duas margens do rio São Francisco na área pré-definida. Após a prévia identificação das lagoas, expedições serão feitas por terra (veículo) ou por barco (canal do rio São Francisco) para realizar a captura das imagens aéreas por meio da utilização de um drone (MAVIC 2 Pró).

A caracterização das unidades serão executadas através de técnicas de geoprocessamento utilizando o software MAPPA Pró. Adicionalmente, serão realizadas etapas de trabalho de campo, para aquisição de dados batimétricos. Posteriormente, serão gerados mapas batimétricos utilizando o software de modelagem (Surfer) e mapas temáticos do período de seca e cheia.

Coletas de ictioplâncton serão feitas semanalmente entre os meses de novembro/2021 e março/2022 em três pontos. As amostragens serão feitas à noite (19h), com o apoio de uma embarcação ancorada no canal de cada ponto. O ictioplâncton será coletado através de uma rede circular (50 centímetros de diâmetro, malha 300 de micrômetros) com fluxômetro mecânico (2030BR) acoplado à boca disposta na subsuperfície transversalmente ao rio.

O material coletado será anestesiado em eugenol e fixado em formol tamponado a 4% para posterior triagem e análise em laboratório. As fases de desenvolvimento dos ovos serão classificadas (zigoto, clivagem, blástula, grástrula, fechamento do blastóporo, diferenciação das camadas embrionárias e destacamento da cauda). As larvas serão identificadas até o menor nível taxonômico possível utilizando bibliografia específica para cada grupo e consulta a especialistas em caso de maiores dúvidas em relação à identidade da espécie. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é aluno regular de doutorado pelo mesmo programa de pós graduação e docente nos cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a efetividade de lagoas marginais em bacias hidrográficas relacionadas ao comportamento reprodutivo, larvicultura e desenvolvimento inicial de peixes.

Vídeos

Fotos