SELEÇÃO DE HABITAT E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS DA CHOQUINHA-DE-ALAGOAS

Voltar

SELEÇÃO DE HABITAT E DISPONIBILIDADE DE RECURSOS DA CHOQUINHA-DE-ALAGOAS

Pesquisa Realizada por: Hermínio Alfredo Leite Silva Vilela

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

 A pesquisa foi feita com uma das aves mais ameaçadas de extinção do mundo, a Choquinha-de-alagoas. Ela tem a população estimada em menos de 40 indivíduos e está restrita a um único fragmento, na Estação Ecológica Murici, Alagoas. Por conta disso, pensamos em verificar qual é o ambiente selecionado por ela ao longo da floresta e se existe outra ave que seja indicadora desse tipo de ambiente. 

Para descobrir isso, procuramos pela Choquinha-de-alagoas durante 12 meses em vários locais diferentes do fragmento, e para cada lugar medimos diversas informações do ambiente, como altitude, distância para borda, altura média das árvores, quantidade de comida disponível entre outros. Além disso, descobrimos quais aves estavam presentes em cada ambiente. A parte de campo dessa pesquisa tornou-se possível com o apoio do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro.

Percebemos que nenhuma característica ambiental foi selecionada pela choquinha de alagoas, porém, parece haver uma aparente preferência por ambientes com árvores mais altas. E o Surucuá de barriga amarela é uma ave indicadora dos mesmos ambientes da Choquinha-de-alagoas. 

Contudo, esse resultado pode ser causa do baixo tamanho populacional. Alertamos que é necessário investigações mais profundas sobre a população da Choquinha-de-alagoas, pois ela corre sério risco de desaparecer para sempre. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Oi, meu nome é Hermínio Vilela, sou bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal de Alagoas e acredito no potencial da ciência para salvar vidas.

Desde criança me fascinei pelo mundo natural e ficava admirado ao tentar entender como ela funcionava. Quando fiquei mais velho não tive dúvida do que eu iria estudar. Depois de me deslumbrar novamente por cada intricada relação biológica no planeta, ficou evidente que mantê-lo equilibrado é a única forma de continuarmos aqui, do contrário, iremos seguir o curso natural da extinção.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Hermínio Vilela - Projeto de Pesquisa