IMPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO SOCIOECOLÓGICA EM TERRAS INDIGENAS NO PANTANAL E SEU ENTORNO

Voltar

IMPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES TÉCNICAS DE RESTAURAÇÃO SOCIOECOLÓGICA EM TERRAS INDIGENAS NO PANTANAL E SEU ENTORNO

Pesquisa Realizada por: Letícia Koutchin dos Reis

Ano: 2021

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Pantanal


Nível Acadêmico: Doutorado

Apesar do bioma Pantanal ter um dos menores passivos ambientais, o bioma é um dos mais complexos quando o assunto é restauração ecológica, devido a sua dinâmica de cheias e secas periódicas e permanentes que regem o Pantanal, bem como os regimes de fogo. Entender sobre a viabilidade das técnicas de restauração ecológica no Pantanal torna-se de extrema importância para o sucesso dos projetos executados e para a conservação do bioma. Pretendemos avaliar a viabilidade de diferentes técnicas de restauração socioecológica com participação da comunidade indígena na coleta e produção de mudas. Através de dados como sobrevivência, desenvolvimento e custo-efetividade as técnicas de plantio de mudas produzidas pela comunidade, resgate/transplante de plântulas oriundas da regeneração, semeadura direta em forma de muvuca de sementes com adubação verde, Sistemas Agroflorestais – SAFs para subsistência da comunidade e evolução da regeneração natural na T.I. Cachoeirinha, Miranda, Mato Grosso do Sul.

Este projeto auxiliará na restauração de áreas degradadas na divisa entre o Pantanal e Cerrado, no identificado como sendo “arco de conversão da vegetação nativa do Pantanal, similar ao já detectado “arco do desmatamento” da Amazônia, região de alta prioridade devido à degradação do entorno do bioma. Com a restauração, espera-se a melhoria da qualidade da água, do solo e da biodiversidade dos locais a sofrerem intervenção. Também, esperamos contribuir com a restauração de plantas sensíveis aos incêndios, as quais são encontradas em matas ciliares. No ano de 2021, grande parte da T.I. Cachoeirinha foi afetada pelas queimadas em territórios de conservação. Mais de 700ha de reserva foram atingidos e consequentemente, as áreas de matrizes de coleta de sementes foram perdidas. A área em processo de restauração para o experimento não chegou a ser atingida graças a intervenção da brigada de incêndio, equipe do Prevfogo/IBAMA/MS que semanas antes realizou ações de aceiros e prevenção a chegada do fogo na área experimental, a mesma equipe proporcionou com apoio da Instituição não governamental ECOA, a capacitação para formação de uma nova brigada voluntária na T.I. após os episódios de incêndios. Este projeto tem também como apoio financeiro o Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal nas ações de restauração.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Atualmente trabalho em diversos projetos envolvendo restauração ecológica no Pantanal, bem como projetos de conservação. Em uma parte do meu trajeto do doutorado, quase perdi a vida tentando salvar parte da Reserva Indígena das queimadas ocorridas na região, onde fiquei cercada pelo fogo. Quando me deparei com a surpresa dos incêndios durante uma das minhas campanhas de campo, tive a pior sensação vivida até hoje. Uma sensação de impotência juntamente com a sensação de tentar salvar o mundo naquele momento. A partir deste cenário cinza, defendo que o Pantanal necessita cada vez mais de ações de intervenções no combate ao fogo e consequentemente na conservação

Vídeos

Fotos