PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA EM BOSQUES DE MANGUES

Voltar

PROPOSTA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA EM BOSQUES DE MANGUES

Pesquisa Realizada por: Elielton da Silva Araújo

Ano: 2018

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Mata Atlântica

Os estuários são caracterizados como uma zona de transição entre rio e o mar, com condições bióticas e abióticas particulares e apresentam grande importância ecológica. Dentre os ecossistemas costeiros encontrados nos estuários tem-se o manguezal. Ele está presente nas regiões tropicais e subtropicais e possui grande parte da produtividade e biodiversidade do mundo.

Esses ambientes são sujeitos, diariamente, a mudanças de maré na exposição à temperatura, água e sal, e graus variados de anoxia. São reconhecidos como repositórios de biodiversidade marinha e fornecem recursos naturais e serviços de ecossistemas importantes para a manutenção das comunidades. Bem como para as populações humanas que precisam dos serviços prestados pelo mangue.

Embora a legislação brasileira considere as áreas de manguezal como unidades de conservação, esses ecossistemas sofrem com uma degradação histórica devido a atividades humanas, que os deixam permanentemente ameaçados.

Assim, torna-se clara e necessária a realização dos estudos desta comunidade para melhor entender esse ecossistema de referência e a partir disso, propor ações de conservação e restauração a fim de proteger a vasta biodiversidade local, bem como garantir a continuidade dos serviços ecossistêmicos prestados a comunidade ribeirinha.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Me chamo Elielton Araujo, sou natural da Bahia e atualmente vivo em Salvador, onde faço doutorado em Ecologia na UFBA. Minha vida acadêmica inteira foi dedicada a Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, desde lagoas temporárias a funcionamento ecológico de rios. Hoje meu projeto de pesquisa se concentra na ecologia funcional de bosques de mangues na Baía de Todos os Santos, bem como realizo testes de restauração ecológica nos ambientes que foram degradados por ações antrópicas na cidade de Maragogipe, Bahia.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: ELIELTON ARAÚJO - PROJETO DE PESQUISA