CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Voltar

CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Pesquisa Realizada por: Elenice Aparecida Fortes

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

Os taxonomistas são importantes para a conservação uma vez que só é possível conservar efeticamente uma espécie a partir de uma delimitação taxonômica acurada e do conhecimento robusto da sua distribuição. Assim, objetiva-se com esse projeto estudar sistematicamente o gênero Eperua Aubl. (Leguminosae), abordando diferentes ferramentas como, filogenia molecular, biogeografia, revisão taxonômica e anatomia da madeira.

Eperua são plantas endêmicas da Amazônia e ainda pouco conhecidas taxonomicamente, mas muito importantes na constituição da biomassa desse bioma, pois são hiperdominantes em florestas de terras baixas. Quanto ao valor socioeconômico, as espécies do gênero são fontes de madeiras resistentes e duráveis para indústrias madeireiras e de óleos-resina para fins etnofarmacológicos. Este projeto contribuirá para o conhecimento e catalogação da flora da Amazônia, bioma onde faltam taxonomistas e há grandes lacunas de conhecimento.

A partir da revisão taxonômica detalhada e de mais coletas em áreas ainda pouco amostradas, aliando-se à filogenia, poderão ser encontradas novas espécies para a ciência, assim como novos registros. Tais informações permitirão avaliar o estado de conservação das espécies, protegendo aquelas que podem estar ameaçadas e sendo exploradas deliberadamente.

Os estudos de anatomia da madeira fornecerão subsídios para o controle do tráfico ilegal de madeiras nativas. Por fim, dado estas contribuições e tratando-se da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), este estudo colaborá diretamente para o alcance das metas 1 e 2, e indiretamente para as metas 7, 8, 9 e 11.

Biografia:

Sou licenciada em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS - Campus Machado e mestra em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente faço doutorado em Biologia Vegetal na Universidade Estadual de Campinas. Trabalho com taxonomia, filogenia e ontogenia floral da família Leguminosae.