NOVA FERRAMENTA PARA GESTÃO DE ÁREAS DE PROTEGIDAS: MAPEANDO ATIVOS E PRÁTICAS DE GERAÇÃO DE VALORES

Voltar

NOVA FERRAMENTA PARA GESTÃO DE ÁREAS DE PROTEGIDAS: MAPEANDO ATIVOS E PRÁTICAS DE GERAÇÃO DE VALORES

Pesquisa Realizada por: Thainá Lessa Pontes Silva

Ano: 2018

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

Minha pesquisa de Mestrado teve o interesse em identificar os valores das Áreas Protegidas (APs) para além das suas propriedades naturais. Em outras palavras, sabemos que muitas APs foram criadas principalmente devido a suas paisagens, beleza cênica e por abrigarem espécies ameaçadas de extinção.

Entretanto, existem diversos elementos em APs que aumentam o valor destas áreas para diferentes grupos na sociedade. Valores podem ser enquadrados como intrínsecos (tem valor inerente, de existência) ou instrumentais (tem valor de uso e mercado).

O termo assets de APs foi criado e se refere aos bens e atributos da natureza, que podem ser protegidos, manejados e/ou investidos para gerar diversas formas de valor, sendo este valor capturado por grupos na sociedade através de práticas de geração de valor (VGPs). Assets podem ser biofísicos, humanos, infraestruturais, institucionais e culturais.

Desta forma, além de atribuir valores referentes à natureza (biofísicos), é possível identificar, por exemplo, APs que apresentam melhores condições infraestruturais e recursos humanos para receber turistas e pesquisadores; APs que apresentam eventos culturais ou locais sagrados para comunidade local; ou APs institucionalmente fortalecidos e atuantes em seus objetivos de conservação.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Thainá Lessa, bióloga e entusiasta da conservação da natureza. Comecei meu curso de biologia em 2013, e tive o prazer de viver grandes oportunidades nesse momento. Realizei estágios em Centro de Animais Silvestres, Zoológico, Museu de História Natural e Laboratório de Conservação. Os assuntos da natureza, os animais e áreas protegidas sempre estiverem como os meus favoritos. Mas foi no mestrado, que eu despertei para gestão e valoração em Áreas Protegidas. Acredito que, frente aos impactos e interesses econômicos para natureza, identificar seus valores além dos benefícios econômicos, é a forma mais eficiente de mitigar estes impactos e atrair apoio social em projetos de conservação de espécies e ecossistemas.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: THAINA Lessa - Projeto de Pesquisa