EFEITOS DA AÇÃO HUMANA NA FLORESTA SECA DA CAATINGA

Voltar

EFEITOS DA AÇÃO HUMANA NA FLORESTA SECA DA CAATINGA

Pesquisa Realizada por: Daniele Duarte Kulka

Ano: 2018

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Caatinga

A ciclagem de nutrientes é um dos mais importantes processos na manutenção de produtividade dos ecossistemas. Atividades humanas como agricultura e pecuária podem influenciar de forma negativa esse processo, todavia, os impactos das perturbações antrópicas crônicas sobre a ciclagem de nutrientes e sustentabilidade dos sistemas produtivos tem recebido pouca atenção no contexto das florestas secas.

Este projeto visa entender os efeitos das perturbações antrópicas crônicas sobre os estoques de macro e micro nutrientes ao longo do processo de regeneração natural de Caatinga após agricultura de corte-e-queima. Iremos investigar o a presença e fluxo de nutrientes na biomassa acima do solo, na produção de serapilheira e na transferência de nutrientes entre estes compartimentos.

O projeto será desenvolvido durante 48 meses e permitirá melhor entendermos o processo da regeneração da vegetação da Caatinga, no contexto da agricultura familiar, com implicações para conservação da biodiversidade, manejo florestal, manejo da Unidade de Conservação e políticas associadas às mudanças climáticas.

Os resultados desse projeto permitirão entender o processo de recuperação dos nutrientes do solo sob as diferentes pressões antrópicas e tem implicações práticas para manutenção de agricultura e outras atividades econômicas do semiárido dependentes da vegetação nativa como extração de madeira e caprinovinocultura.

 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou formada em Licenciatura em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências Ambientais pela UESB e doutoranda em Biologia Vegetal com ênfase em Ecologia e Conservação da UFPE. Na graduação, trabalhei com os saberes tradicionais das crianças de uma comunidade ribeirinha sobre o Macrobrachium amazononicum. No mestrado trabalhei com a questão do conforto térmico em áreas urbanas. No doutorado trabalho com a produtividade de florestas secas da Caatinga, investigando como essa floresta se regenera após perturbações causadas pelo homem.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Daniele Duarte Kulka - Projeto de Pesquisa