VARIABILIDADE GENÉTICA E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PIRAMUTABA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA E PERUANA

Voltar

VARIABILIDADE GENÉTICA E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA PIRAMUTABA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA E PERUANA

Pesquisa Realizada por: Kyara Martins Formiga

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

Meu projeto de tese de doutorado abrange pesquisas em biologia molecular, tendo como objetivo principal estimar a variabilidade genética da piramutaba (Brachyplatystoma vaillantii). Um bagre migrador de importância comercial na Amazônia, o qual se encontra em estado de sobrepesca.

Neste trabalho, por meio de marcadores moleculares de DNA mitocondrial (região controle) e microssatélites busca-se estimar os níveis de variabilidade genética, fluxo gênico e verificar se a espécie compõe um único estoque genético, considerando a maior área geográfica de distribuição possível.

Além disso, também temos o objetivo de desenvolver a metodologia do DNA ambiental em rios da Amazônia. Com o propósito de verificar a presença da espécie em tributários de águas brancas sem evidências de desembarque pesqueiro registrado na década mais recente.

A realização deste estudo poderá contribuir para a melhor compreensão do ciclo de vida da piramutaba na Amazônia. E, dessa forma, estimular iniciativas de conservação e manejo da espécie visando o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Bióloga, formada pela Universidade do Amazonas (UFAM) Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atuei como Gestora do Laboratório Temático de Biologia Molecular do INPA no período de 2006 a 2016. Faço parte do Projeto PIRADA, o qual realiza pesquisas genéticas sobre bagres da Amazônia, além de atividades de divulgação e popularização da ciência em escolas de ensino fundamental e médio em vários municípios do Estado do Amazonas. Atualmente estou cursando doutorado no Programa de Pós Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Kyara Formiga - Projeto de Pesquisa