Notícias
Legado para restauração do Pantanal: Projeto cria publicação com apoio do GEF Terrestre
Nesta quinta-feira, 26 de junho, dentro da programação de abertura do Pantanal Tech, na UEMS de Aquidauana-MS, foi realizado pré-lançamento do manual “Recuperação do Pantanal: Um Guia Prático para a Restauração Ecológica”, durante a mesa redonda “Iniciativas de Restauração: do Pantanal ao global”, organizada pela Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands International Brasil.
O material é o resultado conclusivo do trabalho de “Desenvolvimento de Referencial Teórico de Princípios e Padrões de Práticas de Recuperação da Vegetação e Recomendações para o Monitoramento da Recuperação Aplicados ao Bioma Pantanal”, executado pela Mupan e Wetlands International Brasil, em parceria da DoB Ecology, INAU e UFMT, com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo MMA, com as agências BID, como implementadora, e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), como executor, destinando-se como subsídio para o Pacto pela Restauração do Pantanal.
“A criação do manual de Recuperação do Pantanal é um legado que o projeto GEF Terrestre deixa para que a ações de restauração no bioma sejam conhecidas e replicadas pela população que vive e depende da conservação do Pantanal”, Marina Garcia, gerente de projetos no FUNBIO.
O guia fornece orientações práticas a projetos de restauração do Pantanal, desde a etapa de planejamento à implementação das técnicas de restauração, contemplando ainda métodos de monitoramento da restauração ecológica e a definição de indicadores de sucesso. O material, que tem por base conhecimentos técnico-científicos, porém apresentado com linguagem acessível, resulta da análise de vários projetos de restauração do Pantanal e de publicações internacionais sobre recuperação de áreas úmidas.
“Para o Pacto Pela Restauração do Pantanal essa publicação significa um marco para darmos escala à restauração do Bioma. Nossa busca é pela Restauração do Pantanal por inteiro”, afirma Clovis Vailant, Secretário Executivo do Pacto pela Restauração no Pantanal
Áurea Garcia, diretora geral da Mupan e coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil explica que diante da complexidade do Pantanal e dos impactos das secas severas iniciadas em 2018 e dos incêndios que culminaram nos grandes eventos de 2020, tornou-se evidente a necessidade de recuperar e restaurar ecossistemas afetados. “Com apoio do GEF Terrestre,diferentes instituições passaram a aplicar variadas técnicas de restauração em distintas regiões do bioma. Esse guia sistematiza essas experiências, estruturando o conhecimento técnico-científico acumulado e oferecendo orientações práticas. É um documento orientador que reúne ciência e prática para apoiar a restauração ecológica do Pantanal em suas múltiplas realidades”, destaca.