Quem somos

284

PROJETOS APOIADOS EM 22 ANOS

968

ESPÉCIES AMEAÇADAS APOIADAS

233

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

322

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO APOIADAS

27

CHAMADAS

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é um mecanismo financeiro nacional inovador, criado para impulsionar a implementação da Convenção da Biodiversidade (CDB) no Brasil. Em atividade desde 1996, foi criado a partir de uma doação de USD 20 milhões do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por um grupo que reunia representantes do Governo Federal, da academia, da sociedade civil e do setor empresarial. Há mais de 20 anos é parceiro estratégico desses setores e, no período,  apoiou mais de 280 projetos em todos os biomas brasileiros.

Como trabalhamos

Unidades de Doações

Gerencia projetos financiados por recursos com origem em doações privadas e acordos bi e multilaterais assinados com o governo brasileiro. Entre os projetos gerenciados estão o Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), maior programa de proteção de florestas tropicais do mundo. A gestão dos projetos é feita segundo regras específicas dos contratos firmados com os doadores.

Unidade de Obrigações Legais

Gerencia projetos financiados por recursos nacionais com origem em obrigações legais, como compensações ambientais, medidas compensatórias, conversões de multas e condicionantes de licença ambiental, formalizados por meio de contratos, termos de compromisso, de acordo judicial (TAJs) ou de ajustamento de conduta (TACs). Entre as iniciativas gerenciadas estão o Mecanismo para a Conservação da Biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro (Fundo da Mata Atlântica - FMA/RJ), que executa recursos de compensações ambientais em Unidades de Conservação (UCs) do estado.

Projetos Especiais

A área trabalha no diagnóstico do ambiente financeiro e no desenho de mecanismos e ferramentas que viabilizam o acesso a novas fontes para projetos de conservação. Entre os produtos desenvolvidos pela unidade de Projetos Especiais está o Fundo da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro (FMA/RJ), que viabilizou o acesso de recursos privados oriundos de compensações ambientais do estado. Esses valores representam importante fonte extra-orçamentária para projetos ambientais.

MISSÃO

Aportar recursos estratégicos para a conservação da biodiversidade

VISÃO

Ser referência na viabilização de recursos estratégicos para a conservação da biodiversidade

O Funbio é guiado pelos seguintes valores

Atividades: