Fundo Kayapó abre primeiro edital para associações indígenas

voltar

Fundo Kayapó abre primeiro edital para associações indígenas

Após o período de um ano de capitalização, o Fundo Kayapó começa a desembolsar recursos para garantir a preservação das terras indígenas Kayapó e a melhoria da qualidade de vida deste povo. O primeiro edital dedicará até 660 mil reais para projetos em quatro linhas temáticas.

O Fundo Kayapó é um fundo fiduciário criado para assegurar a estabilidade das organizações Kayapó, de forma que tenham recursos para melhor planejar e executar projetos de médio e longo prazo. Estas organizações vêm conseguindo proteger as florestas e cerrados de seus territórios, localizados no “Arco de Desmatamento”, uma região com os maiores índices de desmatamento do país e violentos conflitos de terra.

O primeiro edital financiará projetos de 150 a 220 mil reais que tenham como objetivo o monitoramento das terras indígenas, treinamento, desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis e gestão ambiental. Um diagnóstico da qualidade de vida dos indígenas está em desenvolvimento, o que permitirá avaliar o impacto dos investimentos do fundo no território.

Somente podem participar associações Kayapó, que cumpram os requisitos mínimos exigidos. Poderão ser beneficiadas cinco TIs, que juntas somam mais de 10 milhões de hectares.

O fundo conta hoje com cerca de 15 milhões de reais, recursos doados pelo Fundo Amazônia, por meio do BNDES, e pela Conservação Internacional (CI-Brasil), ONG que trabalha com os Kayapó há mais de 20 anos. O Fundo Kayapó é um dos fundos desenhados e administrados pelo Funbio.