Em outubro de 2018, o FUNBIO e a Caixa Econômica Federal foram credenciadas como as primeiras agências nacionais implementadoras no Brasil do Green Climate Fund (GCF), Fundo Verde do Clima, em português. O GCF é um fundo global que apoia os países em desenvolvimento a enfrentarem os desafios relacionados ao aquecimento global por meio da  redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)  à adaptação às mudanças climáticas.

Foi criado em 2010 pelos 194 países parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Desde 2014, conta com compromissos da ordem de US$ 10 bilhões, principalmente de países desenvolvidos, mas também de alguns países em desenvolvimento. Até o momento, o fundo tem comprometido US$ 4.6 bilhões para 93 projetos.

O GCF define os critérios para o financiamento dos projetos das agências implementadoras credenciadas, dentro dos temas abordados: mitigação, adaptação e iniciativas que abordem os dois temas. Até o momento o GCF tem 75 agências implementadoras no planeta.