ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO GLOBAL DO PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA COM INTEGRAÇÃO DE DADOS DE DIFERENTES FONTES

Voltar

ABUNDÂNCIA E DISTRIBUIÇÃO GLOBAL DO PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA COM INTEGRAÇÃO DE DADOS DE DIFERENTES FONTES

Pesquisa Realizada por: Viviane Zulian

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

Área de distribuição e abundância são as variáveis cruciais na definição de estratégias de manejo e conservação. O papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), espécie ameaçada de extinção, possui área de distribuição e abundância pouco conhecidas.

Por isso, nesse projeto, atuamos em três fontes: 1) Realização de estimativas de tamanho populacional de A. vinacea no oeste de Santa Catarina, avaliando tendência populacional da espécie nessa região; 2) Revisão da área de distribuição global do papagaio-de-peito-roxo a partir de informações de contagens próprias, de observadores colaboradores. Além de bases de dados de ciência cidadã disponíveis online.

Dessa forma, esse mapa explicitará as áreas prioritárias para a conservação e locais para busca da espécie; 3) Identificação das espécies do gênero Amazona cuja avaliação de grau de ameaça mais necessita de amostragem no campo e de análise estatística dos dados sobre tamanho populacional.

Esta revisão permitirá contextualizar o trabalho com A. vinacea no panorama global da conservação de psitacídeos e ajudará a identificar prioridades de pesquisa para outras espécies. O apoio recebido do Programa Bolsas Funbio está possibilitando avançar nos objetivos 1 e 2, pois permite a realização de expedições de campo para contagem dos indivíduos de A. vinacea e busca pela espécie em novos locais.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente sou aluna de doutorado no Laboratório de Biologia de Populações (UFRGS). Meu trabalho está focado em biologia de populações. No mestrado, desenvolvi técnicas para monitoramento da abundância do papagaio-de-peito-roxo. No doutorado, estudo as variações temporais na abundância dessa espécie e desenvolvo análises integrando dados de diferentes fontes para mapeamento da distribuição de espécies.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: VIVIANE ZULIAN - Projeto de Pesquisa

Documento: Endemic and Threatened Amazona Parrots of the Atlantic Forest