Bolsas Funbio

FLORESTA AMAZÔNICA E SEUS MECANISMOS DE AQUISIÇÃO DE NUTRIENTES: UMA RESPOSTA AO AUMENTO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA

Pesquisa Realizada por: Nathielly Pires Martins

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Amazônia

A floresta amazônica corresponde à maior extensão contínua de florestas tropicais do mundo. Uma possível redução na capacidade de armazenar C em sua biomassa poderia influenciar de forma significativa as mudanças ambientais e, consequentemente, as mudanças climáticas globais. O aumento exponencial na concentração atmosférica de gás carbônico (CO2) é o principal fator que impulsiona as alterações no clima global.

No entanto, esse aumento de CO2atmosférico pode ser também o fator determinante para a resiliência das florestas tropicais no contexto de alterações nas condições climáticas, visto que o CO2 é o substrato básico para a fotossíntese. Esse efeito positivo na capacidade fotossintética é conhecido como efeito de fertilização por CO2, e pode ser influenciado diretamente por diversos mecanismos, sendo a disponibilidade de nutrientes um dos principais.

Se consideramos que eficiência do efeito de fertilização por CO2 para a resiliência das florestas deve ser simultaneamente acompanhada com uma maior disponibilidade de nutrientes, entender como plantas e microrganismos adquirem e usam esse recurso se torna crucial na predição do exato papel que as florestas Amazônicas desempenharão em cenários futuros de mudanças climáticas.

Utilizando câmaras de topo aberto, nós vamos simular a concentração de CO2 na atmosfera projetadas para os próximos 50 anos e avaliar como os principais mecanismos que controlam a aquisição de nutrientes irão responder a esse aumento induzidos nas concentrações de CO2 atmosférico.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Nathielly P. Martins. Sou Bacharel em Engenharia Florestal e Mestre em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. A paixão pelo verde das florestas é uma das minhas primeiras memorias, o transformar dessa paixão em minha profissão é uma grande conquista. Eu tenho como missão compreender em parte o funcionamento da gigante Floresta Amazônica, e com isso fornecer informações sobre sua importância para a regulação climática mundial.

Videos

Fotos

Biblioteca

Documento: Nathielly Martins - Projeto de Pesquisa