ANÁLISE ECOTOXICOLÓGICA DE ANUROS EM PLANTAÇÕES DE CANA-DE-AÇÚCAR

Voltar

ANÁLISE ECOTOXICOLÓGICA DE ANUROS EM PLANTAÇÕES DE CANA-DE-AÇÚCAR

Pesquisa Realizada por: Rhayane Alves de Assis

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Cerrado


Nível Acadêmico: Doutorado

Uma das culturas agrícolas que mais crescem no Brasil, em especial no Cerrado, é a da cana-de-açúcar. Esta prática pode gerar resíduos que contaminam ambientes aquáticos e podem alterar parâmetros da água interferindo na biodiversidade. Dessa forma, considerando a utilização de organismos modelos para a avaliação da saúde ambiental, os anfíbios são bioindicadores devido a suas características biológicas específicas. Sua ocorrência é influenciada por fatores como, temperatura, vegetação, área e profundidade dos corpos d’água, além de parâmetros físico-químicos da água.  

A vinhaça é um dos principais resíduos oriundos da transformação da cana-de-açúcar em etanol. Este produto pode contaminar os habitats dos anuros tornando-os suscetíveis a possíveis danos.   

Desta forma, o objetivo desta pesquisa é investigar as respostas das espécies de anuros a variáveis ambientais em área de cana-de-açúcar no cerrado goiano, detectando espécies mais sensíveis e mais tolerantes a mudanças no ambiente causadas por este cultivo. Além disso, testar se a vinhaça de cana-de-açúcar causa danos mutagênicos, genotóxicos, morfológicos, comportamentais e imunológicos em anuros.  

Espera-se que as alterações ambientais em corpos d’água associados a culturas de cana-de-açúcar influenciem a ocorrência de espécies de anuros nesses locais. Dessa forma, serão encontradas espécies que apresentam maior sensibilidade a essas alterações, por meio de menos registros de ocorrências, e outras que apresentam maior tolerância e adaptação, ocorrendo em uma grande variedade de poças e lagoas com características distintas. Além disso, espera-se que as espécies, em especial aquelas que apresentaram maior sensibilidade, expostas à vinhaça, apresentem alterações comportamentais, morfológicas, genotóxicas e imunológicas. Espera-se que esse projeto diminua as lacunas de conhecimento sobre como a indústria da cana-de-açúcar impacta a vida selvagem, em específico, os anuros.  

Currículo Lattes

 

Biografia:

Me chamo Rhayane Alves de Assis, sou aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Biodiversidade da UNESP de São José do Rio Preto. Sou licenciada em Ciências Biológicas (2017) e mestra em Biodiversidade e Conservação (2020) pelo IF Goiano campus Rio Verde. Possuo experiência na área de ecotoxicologia, avaliando os efeitos do manejo de áreas agrícolas sobre os anuros através do uso de biomarcadores sanguíneos e hepáticos. Atualmente, desenvolvo projeto que investiga as consequências da exposição a áreas de cultivo de cana-de-açúcar e a seus dejetos em espécies de anuros nativas no Cerrado com apoio do FUNBIO, Instituto Humanize e Fundação Eurofins. 

Vídeos

Fotos