AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE LAGOAS MARGINAIS NO TRECHO FINAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Voltar

AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DE LAGOAS MARGINAIS NO TRECHO FINAL DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

Pesquisa Realizada por: Pedro Gargur dos Santos Coroa

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

 Pouco se conhece sobre as características físicas e biológicas de lagoas marginais no final do trecho médio do rio São Francisco. O objetivo do projeto é avaliar a efetividade das lagoas marginais a partir da caracterização das lagoas e do sucesso reprodutivo de peixes.

Para isso, lagoas serão identificadas nas duas margens do rio São Francisco na área pré-definida. Após a prévia identificação das lagoas, expedições serão feitas por terra (veículo) ou por barco (canal do rio São Francisco) para realizar a captura das imagens aéreas por meio da utilização de um drone (MAVIC 2 Pró).

A caracterização das unidades serão executadas através de técnicas de geoprocessamento utilizando o software MAPPA Pró. Adicionalmente, serão realizadas etapas de trabalho de campo, para aquisição de dados batimétricos. Posteriormente, serão gerados mapas batimétricos utilizando o software de modelagem (Surfer) e mapas temáticos do período de seca e cheia.

Coletas de ictioplâncton serão feitas semanalmente entre os meses de novembro/2021 e março/2022 em três pontos. As amostragens serão feitas à noite (19h), com o apoio de uma embarcação ancorada no canal de cada ponto. O ictioplâncton será coletado através de uma rede circular (50 centímetros de diâmetro, malha 300 de micrômetros) com fluxômetro mecânico (2030BR) acoplado à boca disposta na subsuperfície transversalmente ao rio.

O material coletado será anestesiado em eugenol e fixado em formol tamponado a 4% para posterior triagem e análise em laboratório. As fases de desenvolvimento dos ovos serão classificadas (zigoto, clivagem, blástula, grástrula, fechamento do blastóporo, diferenciação das camadas embrionárias e destacamento da cauda). As larvas serão identificadas até o menor nível taxonômico possível utilizando bibliografia específica para cada grupo e consulta a especialistas em caso de maiores dúvidas em relação à identidade da espécie. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é aluno regular de doutorado pelo mesmo programa de pós graduação e docente nos cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade do Estado da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre a efetividade de lagoas marginais em bacias hidrográficas relacionadas ao comportamento reprodutivo, larvicultura e desenvolvimento inicial de peixes.

Vídeos

Fotos