AVALIAÇÃO DE EFEITOS DO FOGO SOBRE A VEGETAÇÃO EM AMBIENTE INUNDÁVEL EM TERRA INDÍGENA

Voltar

AVALIAÇÃO DE EFEITOS DO FOGO SOBRE A VEGETAÇÃO EM AMBIENTE INUNDÁVEL EM TERRA INDÍGENA

Pesquisa Realizada por: Bruno Henrique dos Santos Ferreira

Ano: 2020

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Pantanal

Este projeto de tese integra o Projeto Noleedi (fogo no idioma Kadiwéu), que visa avaliar o efeito do fogo na biota do Pantanal sul-mato-grossense e sua interação com os diferentes regimes de inundação. Incêndios florestais são uma das principais ameaças em terras indígenas no Brasil.

Nesse sentido ações de manejo do fogo vêm sendo executadas em terras indígenas brasileiras, enquanto saberes tradicionais vem sendo resgatados, levando à tona as políticas de fogo zero e promovendo o manejo integrado do fogo.

Todavia, essas iniciativas deparam-se com a urgência na tomada de decisão e lacunas de conhecimento diante possíveis consequências sobre a biodiversidade, serviços ecossistêmicos e populações tradicionais. As avaliações e descobertas deste projeto permitirão a compreensão de efeitos do regime histórico de fogo em áreas inundáveis, além de subsidiar o desenvolvimento de um protocolo local para manejo integrado do fogo com fundamentação científica.

A tese será organizada em quatro capítulos, que modo geral discutirão o potencial da vegetação local para restauração ecológica frente à frequência histórica de fogo que moldou a vegetação em seu estado atual. No primeiro capítulo iremos comparar a diversidade da vegetação entre manchas com diferentes regimes históricos de fogo, considerando frequência de queima e período de fogo recente para avaliação da pirodiversidade. No segundo capítulo, descreveremos a frequência histórica do fogo ao longo do passado por meio do estudo dendrocronológico de Curatella americana.

No terceiro capítulo, avaliaremos a disponibilidade de flores e frutos a curto prazo após ocorrência de fogo em diferentes períodos em áreas com diferentes frequências de fogo. Por fim, iremos analisar sob condições controladas, o efeito combinado do fogo e da inundação sobre a germinação de sementes de espécies potenciais para restauração ecológica.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Licenciado em Ciências Biológicas (UFMS, Campus de Três Lagoas) e mestre em Biologia Vegetal (UFMS/INBIO). Atualmente, doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (UFMS/INBIO), sob orientação da Profa. Dra. Letícia Couto Garcia, que coordena o Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI/UFMS). Tenho experiência em Educação Básica (ensino de ciências e biologia), Botânica de campo, Polinização, Reprodução e Fenologia de Plantas. Atualmente estou desenvolvendo experiência em Restauração Ecológica.

Fotos