GENÉTICA, MORFOLOGIA E ECOLOGIA PARA CONSERVAÇÃO DE PEIXES ANUAIS

Voltar

GENÉTICA, MORFOLOGIA E ECOLOGIA PARA CONSERVAÇÃO DE PEIXES ANUAIS

Pesquisa Realizada por: Crislaine Barbosa

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Pampa

 Peixes anuais são espécies de pequenos peixes que vivem em ambientes aquáticos temporários (chamados “charcos”), que se formam durante alguns meses do ano. Para viver nestes locais, estes peixes tem diversas adaptações, dentre as quais se destaca o processo de diapausa, que é uma pausa no desenvolvimento embrionário.

O grupo de espécies Austrolebias adloffi compreende onze espécies que ocorrem em áreas úmidas no sul do Brasil e no Uruguai. Destas, pelo menos oito estão ameaçadas de extinção, devido, principalmente, à degradação dos ambientes em que habitam. A degradação e alteração do ambiente também afeta espécies de macroinvertebrados (principal alimento dos peixes anuais) e altera a composição do microbioma das espécies, reduzindo sua aptidão.

Pensando nisso, analisamos genes mitocondriais e nucleares, conteúdo estomacal, composição do microbioma e morfologia deste grupo de espécies, buscando relacionar com o estado de conservação de cada charco. Nosso intuito é levantar informações sobre a realidade destas espécies, as quais possam ser utilizadas para elaborar estratégias efetivas de conservação dos peixes anuais e também do ambiente em que vivem.

Além disso, realizamos pequenas palestras em escolas das regiões onde coletamos os peixes, visando apresentar os peixes anuais às crianças e jovens, buscando a conscientização ambiental da população.

 

Currículo Lattes 

Biografia:

Sou Crislaine Barbosa, bacharela em Ciências Biológicas e mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Federal do Rio Grande. Em 2014 conheci os peixes anuais e, desde então, realizo pesquisas buscando ajudar no conhecimento destas espécies e na sua conservação. Como forma de levar a pesquisa à comunidade, e como ação de educação ambiental, em 2019 iniciamos a realização de palestras em escolas próximas aos charcos, apresentando os peixes anuais para crianças e adolescentes.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Crislaine Barbosa - Projeto de Pesquisa