AVALIAÇÃO DO TEOR DE CLOROFILA NOS MANGUEZAIS DA BAÍA DE TODOS SANTOS: UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

Voltar

AVALIAÇÃO DO TEOR DE CLOROFILA NOS MANGUEZAIS DA BAÍA DE TODOS SANTOS: UM DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

Pesquisa Realizada por: Juliana Nascimento Neres

Ano: 2020

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Doutorado

Problemas ambientais impulsionados por pressões antrópicas e naturais são grandes motivadores para mudança na estrutura e na fisiologia dos ecossistemas. Os manguezais são ecossistemas de transição que se encontra entre o ambiente terrestre e marinho sendo muito vulneráveis as atividades antrópicas como poluição, mudanças climáticas, desflorestamento, aterramento e outros.

As florestas de manguezais servem como refúgio, local de reprodução e alimentação, tendo inúmeros serviços ambientais que beneficiam a humanidade (produção de recurso pesqueiro, proteção da costa, mitigador dos efeitos do aquecimento global).

Sabendo que a clorofila, pigmento fotossintético responsável pela produção primária dos manguezais pode estar sendo afetado por variáveis ambientais como salinidade e poluição, a pesquisa visa avaliar o teor de clorofila a partir de imagens de satélite calibradas por meio de um clorofilômetro.

À vista disso, a pretende-se desenvolver mapas do teor de clorofila dos manguezais da Bahia,  com a finalidade de averiguar a saúde desses ecossistemas, a fim de promover a conservação desse ecossistema que suscita a manutenção da biodiversidade.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Olá, meu nome é Juliana Nascimento Neres faço Doutorado em Ecologia no programa de Pós-Graduação ECOTAV (Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores) na Universidade Federal da Bahia (UFBA), tenho 28 anos, nasci no dia 2 de outubro de 1992, sou natural de Itabuna-Bahia, terra do cacau, pertinho de Ilhéus, terra de Jorge Amado. Fiz todo meu estudo em ensino público, tenho graduação em Licenciatura em Ciências biológicas e Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais (SAT) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Vídeos

Fotos