AVALIANDO A SENSIBILIDADE DE MORCEGOS ÀS MUDANÇAS NA PAISAGEM

Voltar

AVALIANDO A SENSIBILIDADE DE MORCEGOS ÀS MUDANÇAS NA PAISAGEM

Pesquisa Realizada por: Matheus Camargo Silva Mancini

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

O presente estudo tem por objetivo avaliar quais são as características de modificações na paisagem que causam mais sensibilidade aos morcegos. Bem como avaliar quais são os tipos de paisagens que abrigam maior diversidade funcional de morcegos.

Espera-se com os resultados desse projeto identificar quais são os morcegos com mais sensibilidade às modificações no uso do solo, além de identificar as paisagens/usos de solo que são mais amigáveis para os morcegos, de modo a nortear estratégias de manejo que viabilizem a conservação da biodiversidade. Para alcançar esses objetivos, estão sendo realizadas amostragens de morcegos com uso de redes de neblina e detector de ultrassom, em 12 paisagens distintas. Com o apoio do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, foi possível realizar os estudos de campo.

Esses pontos amostrais estão localizados no sul de Minas Gerais, e abrangem os municípios de Carrancas, Cruzília, Minduri, São Vicente de Minas e Andrelândia. Além disso, outras pesquisas estão surgindo desse projeto, como a avaliação dos efeitos da paisagem sobre a comunidade de ectoparasitas de morcegos. Assim como a avaliação dos efeitos da paisagem sobre a função de polinização realizada por morcegos.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Matheus Mancini. Sou graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente estou desenvolvendo meu Doutorado em Ecologia Aplicada pela Universidade Federal de Lavras. Meus principais interesses de pesquisa são ecologia de paisagem, ecologia e diversidade de mamíferos (em especial morcegos) e bioacústica. Acredito na importância de se buscar um equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Matheus Camargo Silva Mancini - Projeto de Pesquisa