BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE CAMPOS DE ALTITUDE DEGRADADOS PELA AÇÃO DE JAVALIS (SUS SCROFA LINNAEUS, 1758)

Voltar

BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA A RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA DE CAMPOS DE ALTITUDE DEGRADADOS PELA AÇÃO DE JAVALIS (SUS SCROFA LINNAEUS, 1758)

Pesquisa Realizada por: Alexandre Deschamps Schmidt

Ano: 2021

Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

Compreender os impactos de espécies exóticas invasoras, assim como desenvolver estratégias de restauração das áreas invadidas, é fundamental para assegurarmos a integridade dos ecossistemas, a conservação da diversidade biológica e o bem-estar das populações humanas.  

O javali (Sus scrofa) é uma espécie exótica invasora que está se espalhando pelo território nacional e tem gerado muita preocupação pois pode provocar impactos sociais, econômicos e ambientais. No sul do Brasil, a espécie foi recentemente registrada na região do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, e seus efeitos no solo e na vegetação já podem ser visualmente percebidos, especialmente em áreas de Campos de Altitude. 

Os Campos de Altitude do sul do Brasil são ecossistemas antigos e com alta biodiversidade. Apresentam uma vegetação com altos níveis de endemismo e baixa similaridade com outras formações campestres, ocorrendo frequentemente isolados em manchas cercadas por vegetações distintas, por isso considerado um ecossistema frágil e muito peculiar. São também ecossistemas com alta relevância cultural e econômica para populações humanas. Apesar disso, são frequentemente desvalorizados e negligenciados por políticas ambientais, estando sujeitos a transformações para outros usos da terra.  

Compreender os impactos do javali nos Campos de Altitude em Santa Catarina, bem como buscar alternativas para restauração das áreas degradadas pela espécie, são componentes necessários para a conservação da alta biodiversidade, assim como para a manutenção da relevância cultural e dos inúmeros serviços ecossistêmicos providos pelos Campos. Apesar disso, o conhecimento atual sobre a restauração dos Campos de Altitude é limitado pois as pesquisas desenvolvidas no Brasil neste ambiente ainda são escassas. Neste contexto, a presente pesquisa poderá contribuir com a conservação da biodiversidade deste ecossistema ao avaliar os efeitos do javali no solo e na vegetação, somado a busca por estratégias de restauração com base em ações manipulativas e experimentais.  

 Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Alexandre Deschamps Schmidt, aluno de Doutorado em Ecologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Engenheiro Ambiental de formação (UNIVALI, 2007), e Mestre em Ecologia (UFSC, 2018), com experiência em restauração ecológica e manejo de espécies exóticas invasoras. Com apoio do FUNBIO e do Instituto Humanize, desenvolvo um projeto de pesquisa para avaliar os efeitos da espécie exótica invasora Sus scrofa (javali) sobre campos naturais existentes no Parque Nacional de São Joaquim (SC, Brasil), bem como buscar estratégias de restauração das áreas afetadas.

Vídeos

Fotos