CAÇA NA AMAZÔNIA: POR QUE, ONDE, QUANDO, O QUE E QUANTIDADE DE CAÇA

Voltar

CAÇA NA AMAZÔNIA: POR QUE, ONDE, QUANDO, O QUE E QUANTIDADE DE CAÇA

Pesquisa Realizada por: Franciany Gabriella Braga Pereira

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia


Nível Acadêmico: Doutorado

Nesta pesquisa está sendo estimado a proporção da biomassa de proteína animal oriunda de diferentes espécies silvestres, aquáticas e terrestres, e domésticas em domicílios ao longo de 60 comunidades humanas distribuídas em 14 áreas protegidas na Amazônia brasileira.

Será estimado também a extensão e a intensidade da diminuição da fauna ao redor de comunidades humanas que apresentam diferentes características socioecológicas como proporção de consumo de peixe, quelônios e animais domésticos; densidade populacional humana; e distância e tamanho do centro urbano mais próximo.

Assim, poderemos avaliar quais motivos fazem com que a atividade de caça seja mais ou menos impactante. Na Amazônia, as paisagens geofágicas formam um verdadeiro oásis, visitado por inúmeras espécies silvestres que consomem o solo para repor necessidades nutricionais e fisiológicas.

Por concentrar muitos animais silvestres, que consomem o solo distraídos, estas paisagens atraem também os caçadores. Iremos, então, avaliar a disponibilidade espaço-temporal deste tipo de paisagem na planície amazônica, sua estrutura físico química, e seu uso pela fauna silvestre e por caçadores.

Os resultados desta pesquisa apoiarão planos eficazes de manejo comunitários de caça, contribuindo significativamente para a conservação da biodiversidade e para segurança alimentar de caçadores locais e suas famílias.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou bióloga e doutoranda em zoologia, realizando pesquisa nas áreas de sistemas socioecológicos, conservação da biodiversidade, impacto antrópico sobre fauna e manejo de base comunitária dos animais silvestres na Amazônia e África subsaariana. Faço parte da RedeFauna e do Laboratório de Mamíferos da Universidade Federal da Paraíba e sou pesquisadora colaboradora do Projeto Juruá.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Fran Braga - Projeto de Pesquisa