CARACTERIZAÇÃO DOS BOSQUES DE MANGUE E ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DO CARANGUEJO – UÇÁ, Ucides cordatus (BRACHYURA, UCIDIDAE), NA APA PLANÍCIE COSTEIRA DE GUAIBIM, VALENÇA, BAHIA

Voltar

CARACTERIZAÇÃO DOS BOSQUES DE MANGUE E ESTRUTURA DA POPULAÇÃO DO CARANGUEJO – UÇÁ, Ucides cordatus (BRACHYURA, UCIDIDAE), NA APA PLANÍCIE COSTEIRA DE GUAIBIM, VALENÇA, BAHIA

Pesquisa Realizada por: Silvana Silva dos Santos

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Mestrado

Os manguezais são ecossistemas essenciais para manutenção da biodiversidade costeira e marinha, possui grande relevância econômica e social, pois abriga diversos organismos, que são fontes de renda e sustento para muitas famílias. Dentre esses animais encontra-se o crustáceo Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (caranguejo-uçá), espécie alvo da pesquisa e presente no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção integrando a categoria de espécies quase ameaçadas.

A pesquisa ocorre na Área de Proteção Ambiental Planície Costeira do Guaibim, no município de Valença na Bahia, última unidade de conservação da porção Norte do Corredor Central da Mata Atlântica. A alta fidelidade entre o caranguejo-uçá e a vegetação de mangue requer o estudo integrado do ecossistema e por isso, o levantamento populacional do U. cordatus será associado com a caracterização da vegetação.

O uçá é um animal territorialista, então cada galeria abriga um indivíduo. Assim, a contagem das tocas e a mensuração do diâmetro da abertura nos fornecerão a densidade e a estrutura da população, respectivamente. A caracterização da vegetação é realizada através da identificação das espécies, mensuração da altura e do diâmetro dos troncos. Com os dados da biomassa aérea teremos uma estimativa da quantidade de carbono que os mangues da APA estão armazenando.

Buscamos fornecer um panorama do estado atual da população do Ucides cordatus e do grau de desenvolvimento dos bosques de mangue da APA. Estudos como esse fornecem embasamento científico para ações de gestão em prol da conservação desse recurso pesqueiro junto à flora associada, o que contribui com a manutenção da biodiversidade.

Currículo Lattes

Biografia:

Silvana Santos é natural da cidade de Valença na Bahia e Bióloga formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Na graduação participou do Plano de Monitoramento e Avaliação da Mariscagem na Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, financiado pelo Programa Fish Forever da RARE Brasil.
Atualmente é vinculada ao Mestrado em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ. Com o apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro trabalha com o levantamento populacional do Ucides cordatus (caranguejo-uçá), caracterização estrutural de florestas de mangue e estimativa do estoque de carbono.
Também faz parte da Pós-Graduação lato sensu em Meio Ambiente e Agroecologia do Instituto Federal Baiano, campus Valença, desenvolvendo pesquisa sobre a qualidade da água em estuários e atuando em projeto de extensão sobre capacitação de professores da educação básica para aplicação de Protocolos Rápidos na avaliação da qualidade de corpos hídricos. Os projetos são financiados pela FAPESB e pela PROEX IF Baiano, respectivamente.

Vídeos

Fotos