CARACTERIZAÇÃO DOS TUCUNARÉS E SEUS POSSÍVEIS HÍBRIDOS NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL

Voltar

CARACTERIZAÇÃO DOS TUCUNARÉS E SEUS POSSÍVEIS HÍBRIDOS NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL

Pesquisa Realizada por: Felipe de Souza Cruz Nóbrega

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica

Na Bacia do rio Paraíba do Sul estão localizados reservatórios onde diversas espécies não-nativas de peixes foram introduzidas para fins de estocagem e pesca esportiva. Dessas, as do gênero Cichla, conhecidas popularmente como tucunarés, se destacam por serem piscívoros vorazes, capazes de impactar significativamente as populações nativas por meio da predação.

A espécie desse gênero mais comumente encontrada no rio Paraíba do Sul, o tucunaré amarelo, está estabelecida como espécie invasora por toda sua extensão, enquanto o tucunaré azul foi introduzido mais recentemente e está restrito a poucos reservatórios, um deles sendo o reservatório de Lajes. Em suas áreas nativas, na bacia dos rios Tocantins-Araguaia, as diferentes espécies de tucunarés hibridizam entre si de forma natural tanto com espécies irmãs, quanto com espécies mais distintas.

Durante coletas realizadas no reservatório de Lajes, identificamos indivíduos com características morfológicas intermediárias entre os tucunarés amarelo e azul. Tendo em vista que a hibridização entre essas espécies poderia intensificar os impactos causados no ecossistema invadido, nosso trabalho está caracterizando genética e morfologicamente as populações invasoras de tucunarés amarelos, azuis e seus possíveis híbridos, no reservatório de Lajes.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Felipe Nóbrega, sou bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atualmente estou cursando o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biodiversidade Neotropical). Meus interesses por conservação da biodiversidade e genética me incentivaram a utilizar ferramentas moleculares para responder perguntas ecológicas e evolutivas. Dessa forma, venho realizando trabalhos com espécies invasoras de peixes de água doce no Rio de Janeiro, com um foco nos tucunarés.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Felipe Nóbrega - Projeto de Pesquisa