CASCAS DE ÁRVORES DA AMAZÔNIA COMO FONTE DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES NATURAIS

Voltar

CASCAS DE ÁRVORES DA AMAZÔNIA COMO FONTE DE COMPOSTOS ANTIOXIDANTES NATURAIS

Pesquisa Realizada por: Elesandra da Silva Araujo

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Amazônia

Com o desenvolvimento deste projeto, busca-se realizar estudos anatômicos e químicos nas cascas de Byrsonima sp., Croton sp. e Tapirira sp. que ocorrem na Amazônia, com o objetivo de valorizar e atribuir usos com base em seus compostos fenólicos.

Espera-se incluir essas cascas no extrativismo sustentável de produtos florestais não madeireiros, e assim contribuir com o desenvolvimento econômico local nas comunidades da região Amazônica, e consequentemente, com a conservação dessas espécies. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Elesandra Araujo - é Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2017), mestra em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2019), e doutoranda em Engenharia de Biomateriais na UFLA. É coordenadora científica do Núcleo de Estudos em Anatomia e Produtos Químicos da Madeira – NEAPQUIM. Atualmente, dedica-se a pesquisar os produtos florestais não madeireiros, pois acredita que por meio da valorização desses produtos é possível gerar renda conciliada à conservação da floresta.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Elesandra Araujo - Projeto de Pesquisa