COMPREENDER PARA PROTEGER E CONSERVAR – UM ESTUDO SOBRE CADEIAS ALIMENTARES EM PEIXES DE RIOS TEMPORÁRIOS

Voltar

COMPREENDER PARA PROTEGER E CONSERVAR – UM ESTUDO SOBRE CADEIAS ALIMENTARES EM PEIXES DE RIOS TEMPORÁRIOS

Pesquisa Realizada por: Milena Gonçalves da Silva

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

A finalidade do projeto é entender como metacomunidades de macroinvertebrados são moldadas a partir da predação de peixes em rios onde ocorrem continuamente reestruturação das comunidades devido a um regime cíclico de seca e chuva.

Serão realizadas amostragens de variáveis ambientais, peixes e macroinvertebrados na fase seca do rio intermitente. A análise estomacal dos peixes será realizada e construídas teias tróficas bipartidas, além do particionamento de variação para obter a porcentagem de contribuição de variáveis ambientais e de predação. 

O uso de macroinvertebrados como objeto de estudo é importante devido às suas características de fases de vida terrestre e aquática, interagindo com a maior parte dos compartimentos bióticos e abióticos nos rios intermitentes. Essa temática é de grande importância considerando as mudanças climáticas globais e a necessidade de conservação da biota no Nordeste brasileiro.

Nas próximas décadas, o número e o comprimento dos rios intermitentes aumentarão em regiões que sofrem tendências de secagem devido à mudança climática, de cobertura da terra e aumento da captação de água para irrigação. Desta forma, um projeto construído com a finalidade de entender e prever a dinâmica das metacomunidades será essencial para gerenciar, conservar e restaurar a biodiversidade nesses sistemas ecológicos. 

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Milena Gonçalves, possuo graduação em Ciências Biológicas (Lic.) pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Sergipe e atualmente sou doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. A ecologia sempre esteve presente na minha vida acadêmica e atualmente, no doutorado, pretendo desenvolver um trabalho que auxiliará em uma melhor compreensão acerca de rios intermitentes, sistemas altamente dinâmicos das regiões áridas que são afetados por mudanças climáticas.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Milena Gonçalves - Projeto de Pesquisa