CONGELANDO ESPERMATOZOIDES E ÓVULOS PARA CONSERVAÇÃO DO CORAL-CÉREBRO

Voltar

CONGELANDO ESPERMATOZOIDES E ÓVULOS PARA CONSERVAÇÃO DO CORAL-CÉREBRO

Pesquisa Realizada por: Nayara Oliveira Cruz

Ano: 2018

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Marinho Costeiro

Nosso projeto é pioneiro no Brasil e tem como objetivo criar o primeiro banco de gametas (espermatozoides e óvulos) de coral do Oceano Atlântico Sul em prol da conservação do coral-cérebro. Utilizamos técnicas para manter os gametas vivos em temperaturas negativas, chamadas de criopreservação. Essas células podem permanecer armazenadas por tempo indeterminado, permitindo o descongelamento futuro para formação de novos corais.

Embora sejam técnicas comprovadas para manutenção de células e conservação de espécies, estudos de criopreservação com gametas de corais são recentes e limitados na literatura. Porém, para alcançar sucesso, conhecer a sensibilidade dessas células à baixa temperatura é uma etapa fundamental do processo. Além disso, após estabelecermos o protocolo de congelamento, precisamos de metodologias que nos permitam avaliar se os gametas estão viáveis e capazes de gerar um recruta de coral. A crise climática já matou metade dos corais do planeta, está colocando em risco a saúde do oceano e, consequentemente, a nossa saúde.

O coral Mussismilia harttii é a espécie alvo da nossa pesquisa, um dos principais construtores dos recifes brasileiros que está ameaçado de extinção. Com o apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, esperamos contribuir para a conservação do coral-cérebro e assegurar sua existência.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Nayara Cruz, sou tecnóloga em aquicultura pelo IFPA, Mestre pela Universidade Nilton Lins / INPA e doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sou encantada pela vida no oceano, e isso me motiva a contribuir na luta para salvar os recifes de coral. Acredito que a biotecnologia pode ajudar na conservação das espécies ameaçadas de extinção, como o coral-cérebro, espécie da minha pesquisa, que é formadora dos recifes brasileiros e sofre com a crise climática.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Projeto de Pesquisa - Nayara Cruz