CONTAMINAÇÃO POR MICROPLÁSTICOS E MERCÚRIO NOS PEIXES DO NORDESTE DO BRASIL

Voltar

CONTAMINAÇÃO POR MICROPLÁSTICOS E MERCÚRIO NOS PEIXES DO NORDESTE DO BRASIL

Pesquisa Realizada por: Anne Karen da Silva Justino

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Doutorado

A onipresença de detritos antropogênicos, como os plásticos, nos ecossistemas marinhos, e a toxicidade dos produtos químicos associados a estes materiais, começaram a suscitar preocupações quanto à ocorrência destes fragmentos nas populações de peixes. Para entender como ocorre a contaminação de peixes economicamente importantes, é necessário estudar a comunidade ecológica, e os ecossistemas que esses organismos habitam.

Portanto, foram coletados organismos de diferentes ecossistemas marinhos (estuarinos, costeiros e oceânicos) e em diferentes profundidades. Possibilitando amostrar indivíduos com diferentes hábitos ecológicos e em diferentes posições tróficas. A fim de aceder à informação sobre contaminação, serão utilizados protocolos específicos, para evitar a contaminação das amostras, e visando a obtenção dos microplásticos. Também serão aplicadas metodologias inovadoras através da colaboração entre laboratórios no Brasil e na França. Com o objetivo de identificar estes contaminantes à nível químico, e verificar sua capacidade de interação com outros poluentes.

A compreensão da contaminação diferencial de peixes entre os níveis tróficos e os ambientes é crucial para que possam ser elaboradas e discutidas medidas que avaliem a qualidade dos recursos pesqueiros que estão sendo comercializados e consumidos. Além dos níveis de tolerância aplicáveis a esses contaminantes.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou Anne Justino, bióloga, mestre em oceanografia (UFPE), e doutoranda em recursos pesqueiros (UFRPE). Escolhi a biologia, pois além da curiosidade sobre o mundo natural, tinha vontade de “contaminar” pessoas, no bom sentido, através da ciência! Em 8 anos de academia, mergulhei exclusivamente nas ciências do mar e nela encontrei alguns contaminantes, estes não tão bons! Assim surgiu a vontade de investigar o efeito do plástico nesses ecossistemas. Além do laboratório, trabalho com divulgação científica em diversos setores sociais.

Vídeos

Fotos

O projeto FrancEcoLab tem o objetivo de engajar crianças e jovens, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, na proteção do meio ambiente. Ao final, tem um concurso que seleciona os trabalhos de maior destaque e os grupos selecionados participam das atividades presenciais

A cerimônia de encerramento do projeto FrancEcoLab foi em novembro de 2021 no Rio de Janeiro

E contou com a presença da Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, além de outros apoiadores do projeto como os representantes da Fondation Tara Océan.

Na ocasião eu também participei presencialmente de atividades de divulgação científica sobre a poluição dos mares por microplásticos, na praia de Copacabana

E de um debate na Aliança Francesa de Niterói organizado pelo IRD - Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento.

Biblioteca

Documento: Anne Justino - Projeto de Pesquisa

Documento: Microplastic contamination in tropical fishes: An assessment of different feeding habits

Documento: The role of mesopelagic fishes as microplastics vectors across the deep-sea layers from the Southwestern Tropical Atlantic

Documento: Plastic in the inferno: Microplastic contamination in deep-sea cephalopods (Vampyroteuthis infernalis and Abralia veranyi) from the southwestern Atlantic

Documento: FrancEcolab Brasil: um projeto de educação ambiental em língua francesa

mapa

Expandir o mapa