CONVIVER E CONSERVAR: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO, FITOSSOCIOLÓGICO E VALORAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE UM FRAGMENTO DE MATA CILIAR DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Voltar

CONVIVER E CONSERVAR: LEVANTAMENTO FLORÍSTICO, FITOSSOCIOLÓGICO E VALORAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE UM FRAGMENTO DE MATA CILIAR DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Pesquisa Realizada por: Aldair Gomes

Ano: 2021

Linha: Gestão territorial para a proteção da biodiversidade

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

O processo de degradação ambiental nos biomas brasileiros são cada dia mais evidentes, a degradação tem vários fatores ocasionais dentre os principais está a ação humana. Ao voltar nossos olhares para o bioma Caatinga, percebemos que este problema tem proporções mais agravantes pouco piores devido as características climáticas, que por sua vez facilitam para que deixam este bioma se torne mais susceptível ao processo de desertificação, neste sentido (faz com que se torne) é urgente a realização de pesquisas, a Caatinga que por sua vez neste bioma ainda é tão carente de pesquisas a fim de conhecer sua composição florística e fitossociológica. 

Diante do exposto, está pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da composição florística e fitossociologia, bem como mapear e valorar os bens e serviços ecossistêmicos, disponíveis em um determinado fragmento de mata ciliar, de um trecho da bacia hidrográfica do Rio Taperoá, o recorte espacial da pesquisa compreende a principal nascente do referido rio que está localizado no semiárido paraibano. O mapeamento e valoração dos serviços ecossistêmicos, terá uma abordagem metodológica participativa. 

Apesar da Caatinga ser um bioma de grande importância para estudos sobre serviços ecossistêmicos, a proporção de estudos na Caatinga é muito menor, é válido ressaltar que o referido bioma ocupa uma área territorial significativa do Brasil. Pesquisas científicas que abordem o mapeamento de bens e serviços ecossistêmicos, são relevantes para entender a complexa relação entre os fatores sociais, ambientais e econômicos, bem como fornecer subsídios técnicos e científicos para que os governantes avaliem bens e serviços ecossistêmicos) sob a ótica ecossocioeconômica e auxiliar na elaboração de políticas ambientais que ajudem na preservação e recuperação de áreas degradadas. 

Tanto o levantamentos florísticos e fitossociológico quanto o mapeamento e valoração de bens e serviços ecossistêmicos são relevantes para o conhecimento e entendimento das florestas tropicais e seus inúmeros benefícios, pois a identificação das espécies e do comportamento das mesmas em comunidades vegetais dão início a todo processo para a compreensão destes ecossistemas e desta forma contribuir efetivamente para a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas e conservação do que ainda existe, afinal é preciso conhecer e estabelecer relações sustentáveis a conservar e preservar o meio ambiente. A realização desta pesquisa só será possível graças ao apoio financeiro a parte de campo cedido pelo programa de Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro. 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou formado em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Integrada de Patos – FIP, Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e atualmente Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais também pela UFCG. Desde do mestrado tenho realizado pesquisas na área de mapeamento e valoração de bens e serviços ecossistêmicos em uma perspectiva de contribuir técnico e cientificamente com a elaboração conhecimento que possa embasar a construção de políticas de gestão ambiental baseada em ecossistemas.

Vídeos

Fotos