DECIFRANDO A ECOLOGIA E IMPORTÂNCIA DOS PEIXES DE ÁGUAS PROFUNDAS DO NORDESTE DO BRASIL.

Voltar

DECIFRANDO A ECOLOGIA E IMPORTÂNCIA DOS PEIXES DE ÁGUAS PROFUNDAS DO NORDESTE DO BRASIL.

Pesquisa Realizada por: Leandro Nolé Eduardo

Ano: 2018

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro

Peixes de águas profundas são numericamente um dos componentes mais importantes das águas oceânicas, contendo elevada biodiversidade e organismos chaves na cadeia alimentar. Esses organismos constituem níveis tróficos intermediários. Devido à sua abundância e migração vertical diária, permitem uma rápida troca de energia e transporte de carbono. Isto ocorre entre a zonas superficiais e camadas mais profundas dos oceanos.

Esse processo é crucial, por exemplo, para o sequestro de carbono e mitigação de problemas causados pelas mudanças climáticas. No entanto, apesar da sua importância, esses organismos são impactados por atividades antrópicas e pouquíssimos conhecidos. Uma vez que estudos de peixes de águas profundas são caros, demorados e restritos ao redor do mundo.

Para melhorar o entendimento sobre essa comunidade no Nordeste do Brasil, o presente projeto visa responder as seguintes questões: (i) quais são as principais espécies, (ii) onde estão distribuídas, (iii) quais são as características de sua migração vertical diária, (iv) quais são suas principais presas e relações tróficas, (v) como estão relacionadas com as condições físico-químicas oceanográficas, e (vi) como elas influenciam na vida de outras espécies.

Através das campanhas oceanográficas do projeto franco-brasileiro ABRACOS e o Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro, foi possível, pela primeira vez no Brasil, coletar informações necessárias para responder essa série de questões.

Currículo Lattes

Biografia:

Apaixonado pela vida marinha e mistérios dos oceanos, Leandro Nolé Eduardo é graduado em engenharia de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com período sanduíche na University of Wisconsim (WI, USA) e Florida Institute of Technology (FL, USA). Atualmente é doutorando em recursos pesqueiros pela UFRPE e em ciências marinhas pela Université de Montpellier (França). Além de estudar taxonomia e ecologia de peixes de água profundas, Leandro desenvolve projetos de conservação através do programa All-Atlantic Youth Ambassador, onde representa o Brasil como jovem embaixador dos oceanos em iniciativas da União Europeia.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Leandro Nolé Eduardo - Projeto de Pesquisa

Documento: Hatchetfishes biodiversity, trophic ecology, vertical niche partitioning and functional roles in the western Tropical Atlantic

Documento: Trophic ecology, habitat, and migratory behaviour of the viperfish Chauliodus sloani reveal a key mesopelagic player

Documento: Length-weight relationship of twelve mesopelagic fishes from the western Tropical Atlantic