O INÍCIO DO MANEJO DA PESCA DE TUBARÕES E RAIAS NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO

Voltar

O INÍCIO DO MANEJO DA PESCA DE TUBARÕES E RAIAS NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO

Pesquisa Realizada por: Paulo Roberto Santos dos Santos

Ano: 2019

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro

Elasmobrânquios são conhecidos por serem animais com importância ecológica, econômica e por sua suscetibilidade a declínios populacionais intensos, muitas vezes causados pela sobrepesca. Desta forma, o ordenamento pesqueiro é fundamental para a conservação dessas espécies.

Um dos principais desafios para a produção de ordenamentos que visem a sustentabilidade ecológica das populações e da atividade pesqueira é o agrupamento de informações disponíveis em categorias de pesca com baixa resolução taxonômica. A partir disso este trabalho tem por objetivo desvendar as elasmocategorias de pesca do litoral sul de São Paulo, a fim de produzir dados que possibilitem o ordenamento pesqueiro local dessas espécies.

Amostragens de campos serão realizadas para coletar dados sobre o etnoconhecimento dos pescadores, no que se refere a etnotaxonomia dos elasmobrânquios capturados. Posteriormente, dados refinados das espécies desembarcadas serão obtidos para identificação das principais espécies e mensuração da parcela da população que está sendo explotada.

Ao final pretende-se disponibilizar um guia simplificado, que mescle o etnoconhecimento com os dados científicos, para implementar um processo gradual de coleta de dados mais robusto, visando o ordenamento pesqueiro e conservação das espécies.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Possuo graduação em Ciências Biológicas (UFSM-2012) e Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos (FURG). Experiência na área de biologia pesqueira, com foco em interações com a comunidade pesqueira, monitoramento de desembarques e manejo de dados pesqueiros (produção e manutenção de bancos). Incluindo embarques na frota artesanal (220 horas) e industrial (1100 horas), mergulho autônomo (80 horas), manejo de peixes em cativeiro e in loco, técnicas multivariadas para estudos ecológicos, fiscalização ambiental da pesca, produção de monitoramentos de pesca em unidades de conservação, observação de aves (incluindo embarques na Ilha dos Lobos - Torres (RS)) e orientações acadêmicas. Atualmente sou líder de um projeto financiado pelo FUNBIO - Desvendando as Elasmocateogiras: o início do manejo da pesca de tubarões e raias no litoral sul de São Paulo - e realizo meu doutorado na UNESP-CLP, onde faço uma análise histórica da pesca de tubarões e raias do litoral sul de São Paulo.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Paulo Roberto Santos dos Santos - Projeto de Pesquisa