ECOFISIOLOGIA: COMO A FLORESTA TROPICAL RESPONDE À SECA E ÀS ALTAS TEMPERATURAS

Voltar

ECOFISIOLOGIA: COMO A FLORESTA TROPICAL RESPONDE À SECA E ÀS ALTAS TEMPERATURAS

Pesquisa Realizada por: Israel de Jesus Sampaio Filho

Ano: 2019

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Amazônia

As florestas tropicais desempenham um papel central no sistema de clima da terra e atua nos ciclos globais do carbono e da água. No entanto, têm uma alta sensibilidade a eventos de seca e altas temperaturas, resultando um aumento da mortalidade de árvores.

O objetivo deste projeto é entender os processos de respostas das plantas ameaçadas à seca e altas temperaturas. Nesse cenário nossa pergunta geral é: Como fatores ambientais, fisiológicos e bioquímicos funcionais, como por exemplo, o fitohormônio ácido abscísico (ABA), a fotossíntese, transpiração, e traços funcionais das plantas estão relacionados e são influencidos pela mudança climática?

Assim, nossa abordagem experimental permitirá compreender esses processos. Essa pesquisa está sendo realizada na Reserva Bilógica do Rio Cuieras na Amazônia Central e em laboratório no INPA e está sendo possível com o apoio do programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro. Por fim, os resultados serão essenciais para a precisão, calibração e melhoramento de modelos de sistemas terrestres (ESMs). Como também para o entendimento de como as florestas tropicais estão respondendo à mudança climática. Além de saber como elas sobreviverão, em especial às espécies ameaçadas, em casos de eventos extremos de seca e alta temperatura.

Desta forma este projeto contribuirá para o avanço da ciência e sobretudo com as estratégias para a conservação da biodiversidade.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Israel Sampaio. Sou Engenheiro Florestal e estou trilhando um caminho de sonhos e desejos compartilhados visando contribuir para conservação da natureza. Bacharel pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Mestre em Clima e Ambiente pelo Programa de Pos-Graduação em Clima e Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente sou estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Floretas Tropicais - INPA.

Vídeos

Fotos

Biblioteca

Documento: Israel Sampaio - Projeto de Pesquisa