ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DO SAGUI-DA-SERRA-ESCURO NO CONTÍNUO CANTAREIRA

Voltar

ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DO SAGUI-DA-SERRA-ESCURO NO CONTÍNUO CANTAREIRA

Pesquisa Realizada por: Marcio Port Carvalho

Ano: 2020

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

Pretendo estudar aspectos da ecologia e comportamento do sagüi-da-serra-escuro (Callithrix aurita) nas Unidades de Conservação Estaduais que formam o contínuo Cantareira (Parques Estaduais de Itapetinga, Itaberaba, Cantareira e Monumento Natural da Pedra Grande).

Para isso, irei coletar dados de ocorrência, densidade populacional, demográficos (composição sexo etária dos grupos), espaciais (área de vida e uso do habitat) e da dieta de grupos de C. aurita nas Unidades de Conservação do contínuo e em fragmentos florestais particulares da região metropolitana de São Paulo, no município de Mairiporã-SP.

Além de produzir dados importantes para o conhecimento dessa espécie espero gerar informações que possam vir a subsidiar estratégias de conservação no âmbito dos programas existentes em níveis federais e estaduais além de contribuir para a implantação dos planos de manejo dessas UCs.

O melhor conhecimento das populações e ecologia dos grupos de C. aurita que ainda persistem em pequenos fragmentos isolados podem ser extremamente úteis para futuras ações de manejo que se façam necessárias para a conservação da espécie.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Graduação em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2002) e aluno de Doutorado no Programa de Pós Graduação em Biodiversidade em Unidades de Conservação na Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente é Pesquisador Científico Nível V do Instituto Florestal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia, Comportamento Animal e Conservação da Biodiversidade com ênfase em Primatas Neotropicais. Vem atuando em inventários e diagnósticos de médios e grandes mamíferos para subsidiar a elaboração de Planos de Manejo de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e projetos com ecologia e conservação de primatas.

Vídeos

Fotos