ECOLOGIA E DINÂMICA POPULACIONAL DA GAROUPA-VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) NO ESTADO DE SANTA CATARINA.

Voltar

ECOLOGIA E DINÂMICA POPULACIONAL DA GAROUPA-VERDADEIRA (Epinephelus marginatus) NO ESTADO DE SANTA CATARINA.

Pesquisa Realizada por: Jéssica Persi Boelter

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Marinho Costeiro


Nível Acadêmico: Mestrado

O impacto humano sobre a biodiversidade do planeta é cada vez maior, diariamente corremos o risco de perder espécies, inclusive aquelas que utilizamos como recurso. A Garoupa-verdadeira, que estampa a nota de cem reais, é um peixe que se encontra nesta situação delicada. A valorização de sua carne como alimento, levou a uma pesca excessiva da espécie, que atualmente está ameaçada de extinção em escala nacional e mundial.

No Brasil, existem algumas medidas de conservação aplicadas à Garoupa-verdadeira na região sul e sudeste, como: o período de defeso, onde a pesca é proibida; e a definição de um tamanho mínimo e máximo de captura. Contudo, para conservar é importante conhecer, e as informações sobre as populações residentes ainda são escassas.

Através do estudo do tamanho corporal de indivíduos jovens e adultos ao longo da última década e também da identificação do habitat e distribuição de juvenis no estado, este projeto busca gerar conhecimentos importantes para a definição de estratégias de uso sustentável, conservação e manejo adequadas. Contribuindo então para a conservação desta espécie de grande importância econômica, ambiental e cultural.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é Jéssica Boelter, sou aluna de mestrado em Ecologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Ciências Biológicas pela federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2020). Com apoio do FUNBIO, do Instituto Humanize e da Fundação Eurofins desenvolvo um projeto de pesquisa que estuda a ecologia e dinâmica populacional da Garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) no estado de Santa Catarina.

Vídeos

Fotos