ECOLOGIA E MONITORAMENTO PÓS-SOLTURA DE AVES DE RAPINA EM ÁREA DEMATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE SERGIPE

Voltar

ECOLOGIA E MONITORAMENTO PÓS-SOLTURA DE AVES DE RAPINA EM ÁREA DEMATA ATLÂNTICA NO ESTADO DE SERGIPE

Pesquisa Realizada por: André Beal Galina

Ano: 2021

Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

As aves de rapina são importantes componentes da avifauna nos ecossistemas, e estudos sobre a ecologia destes predadores permitem elucidar o funcionamento das comunidades, suas relações ecológicas e as respostas à eventuais alterações ambientais. Complementarmente, o monitoramento após a soltura de animais reabilitados e nascidos em cativeiro pode agregar informações relevantes que evidenciem essas relações ecológicas, assim como atestem a efetividade dos processos de reabilitação e de conservação ex situ.

Com o objetivo de avaliar esses aspectos, o projeto propõe um estudo ecológico das aves de rapina em área de Mata Atlântica em Sergipe, bem como o monitoramento por telemetria de espécimes provenientes do processo de reabilitação realizado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e também de aves nascidas em cativeiro no Instituto Parque dos Falcões.

Espera-se que essa pesquisa contribua com informações ecológicas de aves de rapina para a Mata Atlântica e qualifique o processo de reabilitação e restabelecimento dos animais em ambiente natural, trazendo subsídios para o desenvolvimento de protocolos e demais estratégias de conservação desenvolvidas pelo Ibama e por outras instituições.

Currículo Lattes

Biografia:

Meu nome é André Beal Galina, fiz minha graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e o mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). Desde 2006, sou analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, onde já atuei em ações de: monitoramento e fiscalização ambiental; e no licenciamento ambiental com foco na avaliação de impacto ambiental sobre a pesca artesanal e a biota marinha. A partir de 2017, fui nomeado responsável pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama em Sergipe, conduzindo o processo de reabilitação de espécimes da fauna silvestre. Atualmente sou aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFS, no qual - com apoio do Funbio, do Instituto Humanize e daEurofins Foundation - desenvolvo um projeto de pesquisa para avaliar o status atual da comunidadede aves de rapina em uma área fragmentada de Mata Atlântica em Sergipe, bem como monitorarespécimes após a soltura, com o intuito de verificar a efetividade dos processos de reabilitação ereprodução em cativeiro na realocação das aves em seu ambiente natural.

Vídeos

Fotos