ECOLOGIA, GENÔMICA DA CONSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO SANITÁRIA DE FELINOS SILVESTRES PRESENTES EM UMA ÁREA PROTEGIDA NO SUL DA MATA ATLÂNTICA

Voltar

ECOLOGIA, GENÔMICA DA CONSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO SANITÁRIA DE FELINOS SILVESTRES PRESENTES EM UMA ÁREA PROTEGIDA NO SUL DA MATA ATLÂNTICA

Pesquisa Realizada por: Arthur Venancio de Santana

Ano: 2022

Bioma: Mata Atlântica


Nível Acadêmico: Doutorado

O presente projeto tem por objetivo investigar aspectos ecológicos, genéticos e sanitários de quatro espécies de pequenos felinos: gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi); jaguatirica (Leopardus pardalis); gato-do-mato-pequeno-do-sul (L. guttulus) e gato-maracajá (L.wiedii) em uma unidade de conservação localizada no extremo sul da Mata Atlântica, no planalto do Rio Grande do Sul.

A presença das espécies está sendo monitorada por meio de armadilhas fotográficas instaladas no interior da UC, e os registros obtidos também serão utilizados para avaliar o período de atividade apresentado por cada uma. Hábitos alimentares serão averiguados via triagem de fezes, isótopos estáveis e DNA barcoding. Serão capturados indivíduos dos quais serão obtidas amostras de sangue para avaliar a presença de patógenos possivelmente transmitidos via animais domésticos. Além disso, será investigado se há introgressão genética (transferência de genes de uma espécie para outra por meio de cruzamentos) em L. guttulus, devido ao processo de hibridação entre esta espécie e L. geoffroyi, detectado na região central do RS.

Neste projeto, serão gerados os primeiros dados disponíveis a respeito da seleção de presas por felinos neotropicais, averiguar se há sobreposição na atividade circadiana das quatro espécies, além das questões genéticas e sanitárias citadas acima. Tais informações são de extrema importância para compreender como tais espécies podem viver em um mesmo habitat como também quais os fatores que podem estar ameaçando a sua presença nesta região.

Biografia:

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa - Campus São Gabriel), mestre em Ecologia e Evolução da Biodiversidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorando no mesmo programa. Possui interesse e experiência em ecologia e comportamento de mamíferos, com foco maior na ordem Carnivora.

Vídeos