EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PAPEL DA INVASÃO BIOLÓGICA EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Voltar

EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO PAPEL DA INVASÃO BIOLÓGICA EM ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Pesquisa Realizada por: Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues

Ano: 2020

Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Bioma: Mata Atlântica

As mudanças climáticas e a invasão biológica são as duas principais ameaças à biodiversidade e ao funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais. Ambas coocorrem no espaço e tempo e podem agir sinergicamente no futuro.

Estudos que exploram o impacto das mudanças climáticas sobre a invasão biológica em ecossistemas aquáticos continentais são praticamente inexistentes, principalmente considerando diferentes componentes climáticos. É raro na literatura a realização de experimentos que identifiquem os mecanismos pelos quais ocorre a interação entre estas ameaças.

Além disso, existe um hiato entre os estudos de campo, pouco realistas sobre os impactos das invasões biológicas, e modelagens computacionais, que estabelecem às predições para acessar os impactos das mudanças climáticas. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é avaliar, através de uma abordagem experimental inédita, a interação entre as mudanças climáticas e a invasão biológica e suas consequências para a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas aquáticos continentais. Para tal, será realizado um experimento em campo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O delineamento experimental contará com dois tratamentos de mudanças climáticas que serão definidos de acordo com os parâmetros climáticos previstos pelos RCP 4.5 e 8.5, bem como um cenário controle estabelecido a partir do comportamento médio de temperatura e precipitação para a Mata Atlântica, que será utilizada como recorte territorial para a descrição do comportamento climático neste estudo.

Para cada um dos cenários de mudança climática serão manipulados três tratamentos correspondentes de invasão biológica, em um desenho full-factorial: (1) Um tratamento com a presença da comunidade nativa e da espécie invasora; (2) Um tratamento composto apenas pela comunidade de macrófitas aquática nativa; (3) Um tratamento apenas com a presença da espécie invasora.

Este projeto responde a uma das questões mais urgentes dos dias atuais, a perda de biodiversidade no contexto de mudanças climáticas, focando na interação desta ameaça com a invasão biológica. A partir da abordagem experimental de longa duração prevista neste projeto integraremos o conhecimento sobre as duas principais ameaças à biodiversidade em ecossistemas aquáticos continentais, utilizando conjuntamente diferentes componentes climáticos. A abordagem proposta neste projeto é inédita e traz protagonismo ao Brasil na discussão deste tema na ciência global.

 

Currículo Lattes

Biografia:

Sou licenciada em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente curso o doutorado no Programa de Pós-graduação em Ecologia - UFRJ. Estou interessada nos impactos relativos e interativos das principais ameaças à biodiversidade, principalmente invasão biológica e mudanças climáticas. Durante o mestrado avalei o papel da diversidade de plantas nativas em conferir resistência à invasão nos ecossistemas aquáticos continentais. Fui aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Limnologia - UFRJ e durante esse período busquei entender os fatores que determinam a estruturação das assembleias de macrófitas aquáticas do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Rio de Janeiro - Brasil). Possuo experiência na área de ecologia, com ênfase em ecologia de ambientes aquáticos continentais.

Fotos