EFEITO DAS VARIAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS SOBRE A DIVERSIDADE FUNCIONAL DE PEIXES DE RIACHOS NO ALTO DO PARAGUAÇU, REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA

Voltar

EFEITO DAS VARIAÇÕES TEMPORAIS E ESPACIAIS SOBRE A DIVERSIDADE FUNCIONAL DE PEIXES DE RIACHOS NO ALTO DO PARAGUAÇU, REGIÃO DA CHAPADA DIAMANTINA

Pesquisa Realizada por: Fabiane Barreto Souza

Ano: 2022

Bioma: Caatinga


Nível Acadêmico: Doutorado

Em sistemas aquáticos continentais, mudanças em fatores climáticos como temperatura do ar e precipitação causam alteração o regime hidrológico natural, afetando, por exemplo, a vazão e temperatura da água. Essas alterações no regime hidrológico podem afetar a comunidades de peixes em várias escalas espaciais e temporais, variando desde efeitos no comportamento em escala local até distribuição de espécies em escalas biogeográficas.

Nesse contexto, o projeto tem como objetivo investigar como a diversidade de peixes (taxonômica e funcional) responde a alterações de fatores temporais, relacionados ao clima, como precipitação e temperatura, que influenciam o regime hidrológico no Alto Paraguaçu região da Chapada Diamantina, estado da Bahia. A partir dos dados coletados e de levantamento de dados pretéritos e análises de DNA de ambiental pretendemos também criar projeções de áreas prioritárias para conservação da ictiofauna, baseando nas métricas de diversidade taxonômica e funcional, o que pode contribuir para ações de conservação com um melhor custo-benefício.

A Chapada Diamantina tem um alto valor ecológico, estando inserida em dois importantes biomas Caatinga e Mata Atlântica brasileiros, além de importância social e econômica para a população humana que explora seus recursos naturais. A ictiofauna da região apresenta grande diversidade e endemismo estando sob ameaça constante, em função de modelos agrícolas insustentáveis, o que pode ainda ser agravado pelos efeitos ainda desconhecidos das alterações climáticas sobre seu regime hidrológico. Os resultados obtidos com esse estudo ajudaram, portanto, a compreender o efeito que as mudanças no clima podem ter sobre as comunidades de peixes de riachos, sendo de grande valia para o planejamento de ações de conservação dos recursos hídricos da região.

Biografia:

Meu nome é Fabiane Barreto Souza, sou baiana, Graduada e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fabiane fez mestrado em Ecologia na Universidade Federal da Bahia e atualmente é doutoranda do neste mesmo programa de pós-graduação. Se dedica ao estudo de comunidades de peixes de riachos, de algumas importantes bacias hidrográficas da Bahia, como da Bacia do Rio de Contas e a Bacia do Bacia do Paraguaçu. No doutorado, estuda as comunidades de peixes de riachos da Chapada Diamantina, região que além grande beleza natural, guarda uma importante biodiversidade.

Vídeos